Palestra da 6ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIVALE (Jauni)

6ª Jornada de Odontologia discute avanços no tratamento de canal

03 maio, 2023

Estudantes e cirurgiões-dentistas se reuniram nesta quarta-feira (3) na 6ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIVALE (Jauni) para discutir os avanços e desafios no campo da Endodontia, especialidade que cuida de tratamento de canal. Ao longo de todo o dia, o tema foi debatido em palestras com profissionais de referência da área.

A organização da 6ª Jauni é de responsabilidade dos próprios alunos do curso, integrantes do Centro Acadêmico de Odontologia e da Liga Acadêmica de Endodontia (LAE). Presidente da LAE, o estudante Guilherme Lopes de Souza explica que, a cada ano, o tema da Jauni é definido conforme alguma especialidade odontológica, e que Liga Acadêmica ligada a essa especialidade fica responsável pela organização.

“A Endodontia é muito linda nessa parte de salvar um dente que, como mostraram nas palestras ministradas, às vezes estava condenado por profissionais da mesma área, mas que consegue ser salvo quando são usadas técnicas diferentes, embasadas em conhecimentos e artigos científicos. São técnicas que vêm tendo prognósticos satisfatórios na Odontologia e cada vez mais associadas a tecnologias do mercado, que está tão avançado nesta era atual. É uma área muito rica em conhecimento, e que caminha junto com outras áreas”, disse Guilherme.

Alunos no auditório do Hermirão para a 6ª Jornada Acadêmica de Odontologia da UNIVALE (Jauni)

Durante a Jauni também foi realizada uma homenagem ao professor responsável por lecionar a disciplina de Endodontia na UNIVALE. Romero Meireles Brandão é docente na universidade desde 1993, um dos professores há mais tempo no curso. Na presença de seus familiares, a trajetória do professor Romero foi relembrada por colegas e alunos – alguns ex-alunos atualmente também são professores do curso.

“É de muita importância essa homenagem, mostra o extremo carinho dos meus colegas, dos meus alunos e dos organizadores desta Jornada, que são alunos também e fazem parte da Liga de Endodontia. Isso mostra que a gente consegue visualizar neste tempo todo que nosso trabalho não foi em vão, é um trabalho que deu frutos e rendeu grandes profissionais. A gente trilhou o caminho certo, de produção de conhecimento. O ciclo vai se renovando, o que é necessário para a ciência se renovar também”, comentou Romero.

Palestras da 6ª Jauni

Ao longo do dia, foram ministradas as seguintes palestras: Fernando dos Reis, falando sobre “Novas ligas de níquel titânio no cenário atual da Endodontia”; Luiz Felipe Moreira, que abordou “Cirurgia parendodôntica – na era dos implantes dentários, ainda vale a pena salvar dentes?”; Renata Coelho Argolo, que tratou de “Uso da tecnologia no acesso virtualmente guiado Endoguide”; Wally Reis Millard, discutindo “Reabilitações estéticas na era do fluxo digital”; Jean Marcello Pagotto, debatendo “A importância da relação Endo x Perio”; e Paulo Roberto Vieira, com reflexões sobre “Endodontia e o mercado de trabalho – formei, e agora?”.