Professor Micael Alves e alunas da UNIVALE no 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem

Alunos e professor da UNIVALE participam de Congresso Brasileiro de Enfermagem

01 dezembro, 2023

A UNIVALE esteve presente no 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem (CBEn), realizado pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben) na cidade do Rio de Janeiro em novembro, com o tema “Enfermagem e Desenvolvimento Sustentável”. Seis alunos do curso de Enfermagem da instituição, além do professor Micael Alves dos Santos, estiveram entre os mais de 3 mil inscritos de todo o país. Dos mais 2.200 trabalhos apresentados no evento, quatro foram de representantes da UNIVALE. Além de participantes brasileiros, também estiveram presentes congressistas de outros países da América Latina, Canadá, Estados Unidos e Europa.

Do 2º período, os alunos Fabrício Rodrigues Freire Júnior e Evelise Alves Guimarães apresentaram o trabalho “Promovendo saúde no espaço escolar: um relato de experiência discente em um projeto de extensão curricular na Enfermagem em Governador Valadares/MG”, produzido sob orientação dos professores Aline Valéria de Souza e Micael Alves. Já no 3º período, o trabalho “A construção de um mapa inteligente para uma Equipe de Saúde da Família em Governador Valadares/MG: um relato de experiência de extensão curricular” foi apresentado pelas alunas Laiza Cristina da Silva Bauer, Gabrielly Cardoso Penatte, Keliane Marques da Silva e Rita Edwiges de Jesus Moura; a orientação foi realizada pelos docentes Ana Maria Germano e Micael Alves.

Professor Micael Alves e estudantes da UNIVALE no 74º Congresso Brasileiro de Enfermagem

Os trabalhos dos estudantes fizeram parte do eixo temático que discutiu a educação e formação na perspectiva do SUS, e são frutos de atividades de extensão curricular realizadas pelo curso da UNIVALE no 1º e no 2º períodos. Foi a primeira vez dos alunos participando de um evento nacional – o CBEn é o maior congresso do setor na América Latina.

Já o professor Micael apresentou dois trabalhos, que fazem parte de sua atuação junto a Aben na Seção Minas Gerais e na pesquisa de mestrado UFMG. Os dois trabalhos apresentados foram “Fórum mineiro do ensino de Enfermagem na pandemia: perfil dos participantes e reflexões da formação”, que é fruto de um evento promovido pela Aben-MG, e “Graduação em Enfermagem no Brasil: perfil de cursos e a formação comprometida com o SUS”, que faz parte da pesquisa de mestrado na área de Gestão e Educação na Saúde e Enfermagem. Os dois trabalhos são em coautoria com outros pesquisadores: Elton Junio Sady Prates, Thallison Carlos Campos Santos, José Renato Gatto Júnior e Maria Odete Pereira, da UFMG e da USP.

Valorização da Enfermagem

O docente avalia que o Congresso é importante para a formação profissional, pois são discutidos temas relevantes para a atuação e valorização do setor. “Para além disso, o evento se constitui em um espaço para estímulo a reflexões acerca da formação técnica e superior, da produção científica, da atuação política e do trabalho na área. Adicionalmente, é um espaço ímpar para novas conexões com outras instituições de ensino, pesquisadores e profissionais da Enfermagem de todo o país, para nos aproximar de temas que não são discutidos na nossa região”, considerou.

Micael acrescenta ainda que, ao participar de eventos como esse, os alunos consolidam a pesquisa em sua formação acadêmica e, mais que isso, comunicam cientificamente o que o curso da UNIVALE tem realizado no ensino e na extensão. O 74º CBEn também abrigou outros dois grandes eventos satélites da Enfermagem Brasileira: a 13ª Jornada Brasileira de Enfermagem Gerontológica (13ª JBEG) e o 6º Seminário Internacional sobre o Trabalho em Enfermagem (6º Siten).

Veja mais imagens do evento: