Três pessoas em um palco, à direita o professor Valdicélio Martins, coordenador do Teatro Universitário da Univale, durante a realização do 7º Festival Internacional de Teatro de Araçuaí

Festival internacional de teatro tem professor da UNIVALE como jurado

12 setembro, 2023

Professor do curso de Pedagogia e coordenador do Teatro Universitário da UNIVALE, Valdicélio Martins representou a instituição e Governador Valadares ao participar como jurado da sétima edição do Festival Internacional de Teatro de Palco e Rua de Araçuaí (Festa), realizado entre os dias 6 e 10 deste mês, no Vale do Jequitinhonha. Tendo como homenageada a atriz Paloma Alecrim, esta 7ª edição do Festa promoveu intercâmbio cultural com a participação de grupos, organizações e companhias teatrais do Brasil e do exterior.

Organizado pela Companhia de Teatro Ícaros do Vale, com apoio dos grupos Coral Araras Grandes e Bruta Flor, o Festa teve, em 2023, 14 apresentações, com espetáculos produzidos por trupes de diversos estados brasileiros e por um grupo da Colômbia. A peça “Os sacrilégios do amor”, do Grupo Gota, Pó e Poeira (de Guaçuí-ES), se destacou ao ficar com sete troféus, entre eles o de Melhor Espetáculo.

Além do professor Valdicélio, o corpo de jurados incluiu Narciso Teles (da Universidade Federal de Uberlândia) e Bruno Pontes (Universidade Estadual de Montes Claros). Nomes de destaque no meio das artes cênicas, como Luís Alberto de Abreu e Alexandre Kavanji, participaram da mediação das rodas de conversa com os grupos teatrais.

“Escolhemos os melhores espetáculos de cada categoria [Adulto, Infantil, Espaço Alternativo e Rua] e o melhor geral. É uma responsabilidade muito grande, por isso eles escolhem pessoas de gabarito e que já têm um trabalho consolidado na área teatral. Eu me senti honrado em ser chamado para esse festival que representa a cultura popular”, avaliou o coordenador do Teatro Universitário em Valadares.

Teatro e a cultura do Vale do Jequitinhonha

Troféu do 7º Festival Internacional de Teatro de Araçuaí
Troféu do 7º Festa

Valdicélio comentou também a homenagem a Paloma Alecrim, atriz da Companhia de Teatro Ícaros do Vale e que recentemente descobriu um diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), doença do sistema nervoso responsável pelo enfraquecimento dos músculos, afetando as funções físicas. “O troféu feito para premiar os melhores grupos representa as lavadeiras do Vale do Jequitinhonha, e também faz homenagem à Paloma Alecrim, porque a primeira apresentação dela no Ícaros do Vale foi vestida de lavadeira, representando todas as mulheres do vale”, explicou o professor.

Para Valdicélio, a realização do Festival Internacional é uma demonstração da cultura popular do Vale do Jequitinhonha. “O Vale do Jequitinhonha é muitas vezes estigmatizado como o vale da miséria. Neste ano, o Festival deixou bem claro em todas as representações que é um vale não da miséria, mas da fartura, porque é farto de cultura”, disse.

Veja fotos de apresentações do 7º Festa, em Araçuaí: