palhaçaria

Oficina de palhaçaria trouxe alegria e reflexão ao campus II da UNIVALE

21 junho, 2024

Ação promovida pelo projeto Anjos da Alegria envolve comunidade acadêmica e externa na arte do riso

Manhã de risos e brincadeiras para quem participou da oficina sobre a arte da palhaçaria, que aconteceu nesta sexta-feira (21) na Brinquedoteca da UNIVALE. A iniciativa do projeto de extensão Anjos da Alegria faz parte da programação cultural da I Mostra de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Niesc), e a oficina atraiu uma audiência diversificada, incluindo alunos, professores e membros da comunidade.

WhatsApp Image 2024 06 21 at 12.55.14 1

A palhaçaria, reconhecida como uma tecnologia social com um forte potencial pedagógico e dialógico, tem demonstrado sua relevância em diversas esferas, incluindo a saúde pública, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a oficina, os participantes tiveram a oportunidade de explorar como a arte do palhaço pode ser utilizada para promover interações humanizadas e lúdicas em contextos hospitalares, melhorando significativamente a experiência de pacientes, suas famílias e as equipes de saúde.

Coordenador do projeto Anjos da Alegria e professor extensionista, Marcelo Coelho destacou a importância da palhaçaria no ambiente hospitalar. “Nosso trabalho vai além de apenas levar alegria. É sobre transformar a experiência hospitalar, promover a saúde e criar um espaço de humanização e empatia”, afirmou.

A oficina é uma extensão da formação contínua dos participantes. “Cada encontro é único, adaptando-se à energia e às necessidades do grupo presente”, explicou. “Nossa abordagem foca na promoção da saúde, utilizando a risoterapia como uma ferramenta comprovada para melhorar o bem-estar físico e emocional dos pacientes”, destacou a professora extensionista Flávia Rodrigues, uma das responsáveis por ministrar a oficina.

Anjos da Alegria realizam encontros ao longo do semestre letivo

O encontro acontece a cada quinze dias, com alunos e professores extensionistas cadastrados, por meio de edital, e aprovados em um processo seletivo.

WhatsApp Image 2024 06 21 at 12.55.19

A estudante de Arquitetura e Urbanismo, Kissila Oliveira, uma das participantes do projeto, passou pelo processo de seleção e compartilhou as experiências de fazer parte da trupe: “Sempre achei interessante explorar outras áreas além da nossa atuação principal. Não estamos apenas tratando doenças, mas promovendo saúde através do riso. Ver a alegria das mães e dos pacientes é algo indescritível”.

A oficina realizada nesta sexta-feira foi aberta ao público, por fazer parte do Niesc, e mostrou os impactos positivos que a palhaçaria pode ter na vida das pessoas. Através do riso e da arte, o projeto Anjos da Alegria transforma experiências hospitalares, levando um pouco de leveza e alegria onde é mais necessário.

Sobre os Anjos da Alegria

Iniciado em 2016, este projeto é conhecido por suas intervenções pautadas na palhaçaria hospitalar, abordando de maneira interdisciplinar, interprofissional e humanizadora as necessidades dos pacientes hospitalizados. Através de atividades artísticas, musicais e lúdicas, os Anjos da Alegria vêm transformando a experiência hospitalar tanto para os pacientes quanto para suas famílias e equipes de saúde.

O objetivo central é melhorar a relação das pessoas hospitalizadas com seus regimes terapêuticos, proporcionando um ambiente de interação humanizada e lúdica. Além disso, o projeto busca oportunizar o riso e a descontração no ambiente hospitalar, fomentando trocas de experiências humanizadoras entre docentes, discentes, equipes de saúde, pacientes e seus familiares.