Gabriela Maria Rodrigues Moreira, aluna de Enfermagem da Univale, participando da Jornada de Anatomia da USP

Aluna de Enfermagem da UNIVALE é selecionada para 14ª Jornada de Anatomia da USP

12 janeiro, 2024

É o segundo ano consecutivo em que uma estudante da UNIVALE participa da Jornada de Anatomia, em São Paulo

Gabriela Maria Rodrigues Moreira, na USP

A aluna Gabriela Maria Rodrigues Moreira, do 7º período de Enfermagem na UNIVALE, foi selecionada para participar da 14ª Jornada de Anatomia da Universidade de São Paulo (USP), um curso teórico e prático, que a cada ano se dedica a aprofundar os conhecimentos anatômicos dos participantes em determinado sistema do corpo humano – neste ano, o foco é o sistema respiratório. Gabriela já está em São Paulo para participar do curso, que tem duração de duas semanas.

Em 2023, a estudante Kailane Rita dos Santos, de Biomedicina da UNIVALE, foi escolhida para cursar a Jornada de Anatomia da USP. E justamente a história de Kailane que motivou Gabriela a também querer participar. “Fiquei sabendo da Jornada de Anatomia da USP através de uma matéria publicada pela UNIVALE, de uma aluna que participou de outra edição. Pesquisei sobre o evento e comecei acompanhá-los no Instagram, em setembro o edital saiu e realizei a minha inscrição”, relata Gabriela.

A experiência na Jornada de Anatomia

Ao todo, foram escolhidos 60 estudantes, de várias partes do Brasil, para participar do curso. O edital determina que podem participar alunos de graduação, ou que tenham se formado em até um ano, de cursos nas áreas da Saúde e Ciências Biológicas, e já foram aprovados em alguma disciplina de Anatomia ou Morfologia Humana. “Há muitos alunos de fora, de outros estados. Isso também faz parte da experiência, pois estou tendo contato com diversos alunos de estados diferentes, então temos trocas culturais também. Aqui também somos avaliados, temos atividades e prova. Mas nada que um universitário já não esteja acostumado”, afirmou a aluna da UNIVALE.

Para Gabriela, o curso na USP tem sido um grande diferencial em sua trajetória acadêmica. “Está sendo uma experiência bem interessante e acho que vai me acrescentar muito conhecimento. Já aprendi novas coisas aqui que não fazia ideia, ou não tive acesso a tal informação. Na formação de um profissional de saúde, o conhecimento de anatomia é essencial”, declarou.

A USP prioriza candidatos com realização de iniciação científica e participação em demais eventos acadêmicos, e isso também contou pontos para Gabriela ficar com uma das vagas. “No processo da inscrição tive que colocar os projetos de extensão que participei, como os Anjos da Alegria, Caige e PET-Saúde. Também listei os resumos e artigos científicos publicados, eventos que participei e iniciação científica, onde falei um pouco sobre a pesquisa em que sou bolsista do professor Edmarcius Carvalho Novaes”, disse.