Por: Natalia Lima Amaral
Na última semana aconteceu o VIII Congresso de Stress: A recuperação pós-pandemia em Campinas (SP), organizado pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, com o objetivo de reunir pesquisadores, especialistas, empresas, professores e estudantes para uma troca de conhecimento, por meio de conferências e mesas-redondas. Além disso, o encontro busca aproximar as empresas e a comunidade interessada em conhecer as recentes descobertas de pesquisas no Brasil, a respeito da saúde e do bem-estar dos indivíduos. A UNIVALE marcou presença no evento com a participação da aluna do 6º período do curso de Psicologia, Laura Vieira de Carvalho, expondo dois banners científicos com seus trabalhos desenvolvidos.
As pesquisas desenvolvidas para o Congresso de Stress foram “Comparação de estresse percebido e estresse parental em pais e mães no estágio inicial e estágio final da pandemia da Covid-19", que contou com a participação da professora do curso de Psicologia da UNIVALE, Bruna Rocha, e "Associação entre estresse percebido e ajustamento conjugal no contexto pandêmico", também com a autoria da professora Bruna, e da egressa Samara Rocha, que foi premiado como o melhor trabalho do Congresso. Laura explica que para o desenvolvimento dos estudos foi aplicada a Escala de Estresse Percebido, na qual é rastreado o estresse da pessoa de acordo com a percepção dela.
“O estresse é uma reação psicofisiológica complexa, sendo um processo que possui intensidades e fases. Assim, quando a gente fala estresse percebido, é porque estamos rastreando o estresse que aquele indivíduo está vivendo de acordo com a percepção dele, de acordo com a leitura que ele tem. Tivemos o objetivo de comparar o estresse percebido, e estresse parental em pais e mães no estágio inicial e estágio final da pandemia da Covid-19, assim como o estresse percebido associado com o ajustamento conjugal durante a pandemia, com base nas diferentes percepções ao longo desse contexto e nas sua associação com o estresse na percepção masculina e feminina”, explicou Laura.
Para a aluna, participar de eventos científicos e do Congresso de Stress é uma etapa importante da formação acadêmica, enriquecendo a profissão e a visão perante a área e a atuação no mercado. “A iniciação científica instiga em nós uma curiosidade e um questionamento contínuo, além de fomentar essa dinâmica em nós. É necessário compreender que, por mais que o período de isolamento social e as medidas de contenção da pandemia da Covid-19 tenham chegado ao fim, os impactos desse momentos continuam em nossa realidade. O indivíduo é um ser contextual e investigar e estudar sobre esse contexto permite uma melhor compreensão das reações do indivíduo e seus sistemas”, comentou.
Tratar sobre o stress, o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e na qualidade do trabalhador é de extrema importância, principalmente por causar implicações para a sociedade. Além disso, Laura acredita que o espaço proporcionado pelo evento é crucial para a divulgação científica que ela desempenha na Instituição. “Participar do Congresso de Stress permitiu um enriquecimento no desenvolvimento dos meus estudos sobre estresse e a psicologia em geral. Tive contato com importantes nomes da psicologia brasileira, além de poder divulgar sobre a pesquisa que desenvolvemos no Núcleo de Estudos em Psicologia (NEP), Repercussões do isolamento social decorrente da pandemia da Covid-19 na percepção de genitores e na dinâmica familiar”, comentou.
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