Cursos de comunicação da Univale se destacam em Simpósio

25 novembro, 2021

Acadêmicas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda recebem menção honrosa no VI Simpósio de Discursividades Midiáticas

Alunas dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda submeteram um resumo expandido no VI Simpósio de Discursividades Midiáticas. O trabalho apresentado no dia 23 de outubro se destacou entre os demais e recebeu uma menção honrosa do Grupo Labdim, que promoveu o Simpósio.

As universitárias produziram e apresentaram o resumo expandido “Polifonia e Dialogismo no Discurso Humorístico: Análise do Videoclipe ‘Propaganda Eleitoral Gratuita: um jingle que só fala a verdade’”. O trabalho analisou o discurso presente no videoclipe, que traz críticas às propagandas eleitorais, discursos políticos e à imagem dos políticos em si.

O trabalho foi produto de uma atividade desenvolvida em sala de aula e foi orientado pelo professor Rafael Barbosa Fialho. “Foram trabalhos que já estavam programados dentro do plano de ensino da disciplina, mas oportunamente apareceu esse evento cuja proposta ia ao encontro do que estava sendo trabalhado em sala de aula. O que eu fiz e deu muito certo, foi tentar direcionar a proposta transformando em um resumo expandido”.

Impressões sobre o evento

O professor afirma que ficou muito satisfeito e honrado com o reconhecimento dos parceiros de pesquisa, pois reforça que a pesquisa pode ser desenvolvida tanto em iniciativas como o Grupo de Estudos em Comunicação, coordenado por ele, quanto dentro das disciplinas, como foi o caso do trabalho destacado.

Rafael ainda ressalta a importância do engajamento das alunas nas aulas e o interesse em participarem do evento: “Como professores, nós oferecemos as possibilidades e incentivamos ao máximo, mas também tem o mérito das alunas que toparam participar. Esse retorno dos discentes também é importante para construirmos juntos essa cultura de pesquisa no curso. A menção honrosa  vem coroar um trabalho sério, dedicado e em conjunto entre professores e alunos”.

As alunas também ficaram muito felizes. Nayla Lopes, uma das estudantes que apresentou o trabalho disse que não esperava, mas que é muito gratificante que o projeto tenha sido tão bem recebido. “É muito bom que um trabalho tão legal de produzir e tão relevante na atualidade seja reconhecido a ponto de receber uma menção honrosa. Houve uma discussão muito bacana entre os colegas em sala de aula, e poder levar essa discussão para outros meios contribuindo para a comunidade científica traz um sentimento muito bom".

O incentivo da Univale

Os cursos de comunicação da universidade vêm produzindo diversos trabalhos, tanto teóricos quanto práticos, Os cursos de comunicação da universidade vêm produzindo diversos trabalhos, tanto teóricos quanto práticos, trazendo enorme reconhecimento para a universidade em congressos e outros eventos acadêmicos tanto nacionais como internacionais.

Rafael reforça o comprometimento da Univale com o incentivo à produção científica. "O meu olhar tem sido o de incentivar a produção acadêmica. E mais do que produzir, buscamos formar os alunos nessa dimensão de pesquisadores. A função da universidade enquanto formação, é oferecer todas as facetas da formação profissional dos alunos. A pesquisa é mais uma das tantas que a Univale oferece”.

Confira o resumo expandido clicando aqui. A apresentação está disponível no YouTube.