Futuro médico considera que a experiência de apresentar trabalhos no Congresso da Sociedade Brasileira de Anestesiologia contribui para saber em primeira mão os novos conhecimentos produzidos por profissionais de renome do segmento
O 70º Congresso Nacional de Anestesiologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia entre os dias 26 e 29 de novembro, em Salvador-BA, teve em sua programação científica dois trabalhos produzidos na UNIVALE. As apresentações foram realizadas pelo aluno do 11º período do curso de Medicina, Igor Costa Honorato, que fez os estudos com coautoria da colega Anne Paula Botelho Goulart e orientação do anestesiologista preceptor Leonardo Guimarães Nominato.

Os dois trabalhos, intitulados “Impacto da nova geração de anestésicos para a recuperação rápida e diminuição na sala de recuperação: uma revisão sistemática” e “Síndrome de Hipotensão Supina na Gestante: conduta anestésica e desfechos perioperatórios”, são dois estudos em revisão de literatura, preparados especificamente para submissão ao Congresso Nacional de Anestesiologia. Igor destaca que as contribuições de Leonardo Nominato como orientador foram fundamentais para os artigos terem sido aceitos para apresentação no evento. O anestesiologista também foi a Salvador para o Congresso.
“Um trabalho foi voltado para a parte farmacológica dos anestésicos e o outro voltado para a questão obstetrícia relacionada à anestesiologia. São dois trabalhos escritos por mim e pela minha colega Anne Paula Botelho, e o doutor Leonardo ajudou a gente em todo o processo, desde o momento que eu falei que eu queria escrever e vir para o congresso em Salvador”, frisou o estudante.
Você pode se interessar por:
- Edital UNIVALE Nº 101/2025 - Retificação ao Edital UNIVALE Nº 094/2025 — Prêmio Inovação - UNIVALE 2025
- Semana de prevenção a acidentes de trabalho tem palestras sobre saúde mental e cultura de paz na UNIVALE
- Edital UNIVALE Nº 100/2025 — Prorrogação do Prazo de Inscrição do Edital UNIVALE Nº 096/2025
Já cursando o 11º período do curso, Igor adianta que, ao se formar em Medicina, pretende seguir carreira na anestesiologia, e a participação no Congresso da área só reforçou essa decisão: “É uma área que eu pretendo fazer depois da faculdade, é a residência médica que eu vou fazer. Se antes eu tinha certeza do que eu queria fazer, depois do Congresso eu tenho certeza absoluta”.
Para o futuro médico, a experiência de apresentar trabalhos no Congresso da Sociedade Brasileira de Anestesiologia contribui para saber em primeira mão os novos conhecimentos produzidos por profissionais de renome do segmento. “Tanto para a gente que está em formação, terminando a graduação e pretendendo seguir a carreira, quanto para aqueles que já estão na área há algum tempo, é importante participar para saber das inovações. Tudo que há de novo, o que esperar para o futuro da profissão, tudo isso a gente encontra aqui primeiro. Às vezes, o que acabou de ser publicado vai ser apresentado nesses congressos, estar aqui é muito importante para ficar cada vez mais atualizado”, comentou Igor.














