Estudantes de Medicina da UNIVALE realizam intercâmbio com a Universidade de Coimbra em Portugal

09 maio, 2024

A visita acontece depois de um acordo de cooperação firmado entre as instituições de ensino, que visa promover a participação em eventos acadêmicos e pesquisas científicas

Três estudantes do curso de Medicina da UNIVALE embarcaram rumo às terras portuguesas para vivenciarem uma experiência única e enriquecedora na Universidade de Coimbra. A visita acontece depois de uma parceria firmada entre as duas instituições de ensino e prevê o intercâmbio de alunos e professores, a participação conjunta em eventos acadêmicos e a elaboração de atividades conjuntas de pesquisa.

WhatsApp Image 2024 05 07 at 09.44.04 1

Serão 10 dias de imersão, onde os estudantes participam da Simulation Week, a semana de simulações de atendimento a traumas e prevenção aos sinistros. “Os participantes poderão compartilhar com os colegas as visões que tiveram sobre o modo de atendimento europeu a pacientes vítimas de trauma. E trabalhar a prevenção, que é o mais importante para impedir que esses traumas ocorram”, afirmou o coordenador do curso de Medicina da UNIVALE, professor Romeo Lages Simões.

Brian Alves Matos, Lucas Pereira Barros e Lucas Gabriel Sigesmundo Barros, todos do 8º período de Medicina, têm aproveitado ao máximo o intercâmbio, que vai além do enriquecimento acadêmico, proporcionando uma imersão cultural e profissional.

Brian enfatizou a importância de absorver conhecimentos que vão além das fronteiras nacionais. “Está sendo uma oportunidade muito proveitosa, única, que talvez a gente não teria em outros lugares do mundo. Estamos conhecendo novas máquinas, com tecnologia avançada que ainda não temos no Brasil, mas que vamos ter”, declarou.

Lucas Pereira destacou a relevância de trocar experiências com estudantes de outro continente e conhecer práticas médicas diferentes. “A possibilidade de conviver com estudantes de outro continente, de outra universidade, e ver como é que são as práticas médicas aqui também, no âmbito da emergência, tem sido algo extremamente importante”, disse.

Por sua vez, Lucas Gabriel Sigesmundo expressou sua satisfação em representar sua universidade e sua liga acadêmica em terras estrangeiras. “É algo que nos faz crescer como acadêmico, e poder levar uma experiência, e trazer uma experiência do Brasil para os portugueses”, pontuou.

O coordenador do curso ainda ressaltou o diferencial que a Medicina da UNIVALE oferece, em comparação a outras instituições. “É uma experiência que provavelmente vai permanecer para a vida deles, e que muitas instituições de ensino certamente não propiciam e não oferecem aos seus alunos. A UNIVALE está sempre preocupada com a formação de qualidade, garantindo aos alunos essas viabilidades de participação em estágios internacionais”, completou o professor Romeo.

A cooperação entre as universidades possibilitou a ida dos estudantes do curso de Medicina da UNIVALE para Portugal

O termo de cooperação foi assinado em março e teve início no dia 3 de maio, quando os estudantes viajaram para Portugal. Além do intercâmbio, a UNIVALE e a Universidade de Coimbra formalizaram um termo de colaboração técnica e científica entre suas faculdades de Medicina. Esse acordo busca promover a participação em eventos acadêmicos conjuntos e atividades de pesquisa colaborativa.

WhatsApp Image 2024 05 06 at 09.22.22 1 1

Um marco significativo no fortalecimento dos laços acadêmicos e científicos entre Brasil e Portugal, abrindo portas para futuras colaborações e avanços na área da Medicina.

Com a expectativa de novos intercâmbios e projetos conjuntos, a UNIVALE e a Universidade de Coimbra demonstram um compromisso mútuo com a excelência acadêmica e o desenvolvimento profissional de seus alunos e professores. “Podemos expandir a nossa internacionalização do curso de Medicina junto a uma instituição tão respeitada e importante. É uma universidade reconhecida internacionalmente”, finalizou Romeo.