Professor Edmarcius com alunos de iniciação científica

Alunos de iniciação científica da UNIVALE participam de Fórum Internacional de Pesquisas Interdisciplinares

06 novembro, 2023

Dois alunos bolsistas de iniciação científica da UNIVALE, Gabriela Maria Rodrigues Moreira, do curso de Enfermagem, e Tiago de Castro Silva, do curso de Psicologia, tiveram trabalhos aprovados no 2° Fórum Internacional de Pesquisas Interdisciplinares (Fipi), organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que acontece entre os dias 6 e 8 de novembro de 2023, de segunda a quarta-feira.

A aluna Gabriela Maria Rodrigues Moreira é bolsista com o projeto de pesquisa “Libras, Surdez e Saúde Pública em Governador Valadares”, e seu trabalho intitulado “Políticas de Saúde para a População Surda” será apresentado na Sessão Temática “Educação e Diversidades”. O trabalho, assinado com os professores Edmarcius Carvalho Novaes e Aline Valéria de Souza, apresenta uma análise da Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, relacionada com as questões advindas da necessidade de inserção do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no contexto de saúde.

Professor Edmarcius com alunos de iniciação científica

Já o aluno Tiago de Castro e Silva, também bolsista de iniciação científica, com o projeto de pesquisa “Políticas de Ações Afirmativas em Instituições de Ensino Superior em Governador Valadares: uma discussão sobre acesso e equidade”, apresentará na mesma sessão temática o trabalho “Ações Afirmativas no Ensino Superior: experiências de estudantes pertencentes a grupos minoritários”, assinado em conjunto com o professor Edmarcius Carvalho Novaes.

Para o pesquisador e professor do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), Edmarcius Carvalho Novaes, a participação de alunos de iniciação científica orientados por ele em eventos internacionais e interdisciplinares é relevante, pois permite a aproximação dos estudantes de graduação com as discussões da pós-graduação na UNIVALE. “Além disso, essa participação permite a troca de saberes com outros pesquisadores, de diferentes regiões, sobre as temáticas de interesses dos projetos de pesquisas existentes em nossa universidade”, avaliou o docente.