Sumário
Estudantes da UNIVALE começam a fazer estágio no Samu nesta semana
Alunos do 10º período de Medicina da UNIVALE realizaram um treinamento sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na segunda-feira (11). A capacitação foi ministrada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge), órgão que gerencia o funcionamento do Samu em 86 municípios da macrorregião Leste do Estado.
Coordenador do NEP, Heverton da Silva Nunes explica que os estudantes começam o estágio no Samu nesta semana, e o treinamento contribuirá para que os futuros médicos estejam aptos para a atuação na ambulância. “O treinamento foi focado em apresentar para os alunos a estrutura do Consurge e do Samu Regional. Falamos sobre como funciona o serviço, e também sobre atendimento de trauma e atendimento clínico. É o conteúdo básico de como funciona o Samu”, afirmou.
Estudante de Medicina na UNIVALE, Débora Emerick acredita que a formação adquirida no Consurge dará mais confiança e segurança para colocar em prática, no estágio, os conhecimentos aprendidos durante o curso.
“Tivemos aula teórica e prática sobre o funcionamento do Samu, quais macro e microrregiões que eles abrangem e como funciona toda a logística desde uma ligação feita por um usuário [para o número 192], até a chegada de uma unidade de suporte, a ambulância, na cena. Vimos a diferença existente entre a Unidade de Suporte Básico (USB) e Unidade de Suporte Avançado (USA), e quando que elas são acionadas. Além disso, também vimos como abordar uma vítima em cena, os primeiros atendimentos, primários e secundários à vítima, até ela ser encaminhada com segurança à unidade de referência”, comentou a aluna.
Preceptor da turma, Igor Faragó salienta que essa é primeira vez que estudantes de Medicina da UNIVALE recebem esse treinamento, que, ele acrescenta, reforça temas que os futuros profissionais já tinham aprendido durante a faculdade.
“Esse treinamento oferecido pelo pessoal do NEP visou relembrar os temas mais importantes, que os alunos vão ver nas ocorrências mais frequentemente, para atuarem mais capacitados e com os temas mais frescos na memória. Essa foi a primeira turma, e daqui para frente outros grupos farão o treinamento. Foi bem proveitoso e a gente espera continuar essa parceria com o NEP”, declarou Igor.