Aniversário de GV: Univale trabalha ativamente na construção de um acervo das memórias da região

Aniversário de GV: UNIVALE trabalha ativamente na construção de um acervo das memórias da região

28 janeiro, 2022

Projetos e pesquisas de professores da UNIVALE têm como objetivo manter e preservar as memórias da cidade, celebrando o aniversário de GV

Por: Natalia Lima Amaral

Governador Valadares completa 84 anos neste domingo (31/01) e temos muito orgulho em dizer que a Fundação Percival Farquhar está presente em mais da metade desse tempo, trabalhando em prol da comunidade. Durante esse período surgiram diversos programas e intervenções visando o desenvolvimento da cidade e das regiões próximas. O História e Cultura na região de Governador Valadares é um desses projetos, realizado por professores do mestrado e contando com a colaboração de alunos de iniciação científica de diferentes cursos da UNIVALE.

historia-e-cultura-no-aniversario-de-gv
Imagem: Acervo UNIVALE

O Portfólio de Notícias da Associação Comercial e Empresarial de Governador Valadares (ACE-GV) é apenas um dos projetos em exposição no portal do História e Cultura na Região de Governador Valadares. O acervo conta com uma pesquisa realizada em mais de 6 mil exemplares de jornais do Diário do Rio Doce de 1998 a 2019, que contam sobre as iniciativas da própria Associação Comercial.

Já o Águas Passadas é uma parceria da UFMG com a UNIVALE, que gerou um apanhado histórico do processo de expansão urbana de Governador Valadares. O projeto conta com professores e estudantes de graduação e pós-graduação, que receberam o auxílio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e de uma bolsa de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

historia-e-cultura-no-aniversario-de-gv
Imagem: Acervo UNIVALE

Gostaria de saber mais sobre outros projetos no site do História e Cultura na região de Governador Valadares? Visite as páginas abaixo: