Raimundo Penaforte, prefeito de Itanhomi e presidente da Ardoce, grava o podcast Gabinete de Histórias nos estúdios da Univale

Podcast feito em parceria com a Ardoce divulgará municípios da região

24 agosto, 2023

Prefeito de Itanhomi avalia que parceria com a UNIVALE fortalece crescimento dos municípios associados à Ardoce

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Doce (Ardoce) é uma entidade que trabalha pelo desenvolvimento de mais de 20 cidades no entorno de Governador Valadares. Em parceria com a UNIVALE, a Ardoce divulgará as informações de seus municípios por meio do podcast “Gabinete de Histórias”, produzido nos estúdios da universidade. O primeiro convidado do novo podcast é o presidente da associação de municípios e prefeito de Itanhomi, Raimundo Penaforte.

podcast ardoce 2

Para Penaforte, a parceria com a UNIVALE fortalece o crescimento dos municípios associados. “A importância da parceria é muito grande, porque a Ardoce tem 25 municípios. Esse intercâmbio entre a UNIVALE e a Ardoce, através dos cursos que são realizados aqui, como Engenharia, Odontologia e Medicina, é de suma importância. Porque os alunos podem até fazer um estágio lá em nossos municípios. Acredito que a parceria com a UNIVALE vem ajudar a desenvolver os municípios da Ardoce”, comentou o prefeito.

O presidente da Ardoce afirma ainda que a UNIVALE já está presente no município, com moradores de Itanhomi que são alunos da universidade. “Temos muitos alunos da UNIVALE. Nós temos dois ônibus que transportam alunos para Governador Valadares. São alunos da UNIVALE e de outras faculdades. A UNIVALE já faz parte das nossas vidas, e essa parceria é de muita importância para nós”, acrescentou.

Sobre Itanhomi

Itanhomi, frisa Raimundo Penaforte, possui grande relação com Governador Valadares. São cerca de 50 quilômetros de distância entre os dois municípios, ambos impactados por ciclos migratórios.

“Minha cidade fica a mais ou menos 50 quilômetros de Governador Valadares. Hoje, Itanhomi é praticamente um bairro de Valadares.Itanhomi é uma cidade de em torno de 11 mil habitantes, nós tínhamos mais. Com a imigração para os Estados Unidos nós perdemos muita gente, em busca de melhores condições de vida, e hoje Itanhomi está com cerca de 11.200 habitantes. E nossa metrópole é Valadares. Quando a gente precisa de saúde, é em Valadares. Quando tem qualquer emergência, tem que tratar aqui em Governador Valadares”, comentou o presidente da Ardoce.