Capa do livro Torto Arado, de Itamar Vieira Júnior

Aluna e professores de Direito publicam artigo sobre o livro Torto Arado

20 outubro, 2023

“Torto Arado”, do autor baiano Itamar Vieira Júnior, foi a obra vencedora do Prêmio Jabuti de 2020, na categoria Romance Literário. O livro foi analisado pela aluna do 5º período de Direito da UNIVALE, Iassmyn Vitoria Costa, e pelos professores Bernardo Gomes Barbosa Nogueira e Islane Archanjo Rocha Martins, no artigo “Torto Arado: uma leitura interdisciplinar de território quilombola a partir do Direito e da Geografia Cultural”, publicado na Revista Literatura em Debate, periódico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, do Rio Grande do Sul.

Iassmyn Vitoria Costa, aluna de Direito da Univale
Iassmyn Costa

Iassmyn destaca que o artigo se propôs a apontar a importância da efetivação do direito à literatura, devido à influência dessa manifestação artística na formação do ser humano. O trabalho, acrescenta a estudante, faz uma leitura interdisciplinar entre a obra Torto Arado e o território quilombola, a partir do Direito.

“O texto literário Torto Arado trata de um Brasil que abandonou os povos tradicionais, marcados por histórias de luta, luto, desigualdade e desapropriação. Isso nos permite refletir que a literatura captura a realidade, e o envolvimento com ela possibilita um olhar crítico sobre emergências sociais. Fico grata por ter tido a oportunidade de publicar um artigo em um periódico de alta qualidade e rigor científico. Além de contribuir para comunidade científica, a publicação também contribuiu muito para meu currículo acadêmico, pois acredito que muitas oportunidades virão”, disse Iassmyn.

Foto da professora Islane Archanjo Rocha
Islane Archanjo Rocha

Para a professora Islane, as observações feitas no artigo são necessárias, considerando a invisibilidade dispensada aos povos tradicionais, que ela classifica como “tão caros à nossa história brasileira”, e que a análise foi realizada sob a ótica do território simbólico-cultural quilombola.

“É um texto importante para mim, pois o reconhecimento do território quilombola foi objeto da minha dissertação, fruto do mestrado em Gestão Integrada do Território. Torto Arado é uma obra fictícia, mas que apresenta situações que marcaram a história brasileira e ainda podem ser encontradas em muitas partes do Brasil. Nesse sentido, a literatura é utilizada como fonte para a reflexão crítica do Direito através do romance, no que toca aos povos tradicionais quilombolas e à sua proteção jurídica étnica. A literatura tem papel formador da personalidade e desvelador de histórias. Os povos quilombolas são vozes que, mesmo oprimidas, constituíram o processo civilizatório nacional, e que costumam ser resgatadas por meio de produções literárias, com encargo de denunciar as mazelas sociais, infelizmente, ainda existentes”, comentou Islane.

Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, professor do curso de Direito da Univale
Bernardo Nogueira

Bernardo Nogueira acrescenta que o artigo foi desenvolvido a partir de projeto de pesquisa aprovado pela Assessoria de Pesquisa e Pós-Graduação (APPG). O professor entende que a Literatura é uma forma de evidenciar e constituir uma resistência em prol das comunidades originárias, garantindo que a memória desses povos não seja perdida.

“A partir de uma análise da obra Torto Arado nós mostramos como o reconhecimento de territórios quilombolas é absolutamente necessário para a preservação territorial, cultural e da memória. Exatamente por isso, uma obra como Torto Arado se torna tão importante para a formação dos alunos. Nós percebemos que o ensino de Literatura nas escolas de ensino médio já não é mais obrigatório e, perdendo o ensino da Literatura, os alunos acabam perdendo uma grande oportunidade do conhecimento dessas comunidades originárias, desses povos originários quilombolas. Que ao fim e ao cabo carregam a nossa matriz de memória principal”, afirmou Bernardo.

Leia o artigo sobre o livro Torto Arado:

O artigo, na íntegra, está disponível clicando aqui.