Ambulatório oferece melhoria na qualidade de vida a pacientes com lesões crônicas

26 julho, 2024

O espaço não só oferece cuidados ambulatoriais contra lesões, mas também é um importante local de aprendizagem para estudantes da área da saúde

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as lesões são a quinta maior causa de morte no mundo, o que torna essencial o tratamento adequado para evitar complicações. Este dado ressalta a importância de iniciativas como a do Ambulatório de Lesões Dermatológicas da UNIVALE, que não apenas promove a recuperação dos pacientes, mas também atua na prevenção de agravamentos que podem levar a óbito.

No Ambulatorio de Lesoes alunas do curso de Enfermagem auxiliam Sr. Osvaldo Rodrigues

O Ambulatório de Lesões Dermatológicas desempenha um papel fundamental na saúde da comunidade, oferecendo tratamento especializado e acompanhamento contínuo. As lesões, quando não tratadas adequadamente, podem evoluir para complicações severas, incluindo infecções graves e até mesmo a morte. Portanto, a existência de um serviço especializado, como o da UNIVALE, é vital para garantir que os pacientes recebam o cuidado necessário para a recuperação completa.

Além do tratamento das lesões, o ambulatório também se dedica à prevenção, educando os pacientes sobre a importância de cuidados adequados e intervenções precoces. A equipe multidisciplinar, composta por enfermeiros e outros profissionais de saúde, trabalha em conjunto para fornecer um atendimento personalizado.

O dado da OMS também destaca a necessidade de intensificar a prevenção e o tratamento de outras condições de saúde críticas, como doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças respiratórias crônicas, além do combate a lesões.

Inaugurado em 2004, o Ambulatório de Lesões Dermatológicas atende pacientes encaminhados pelos postos de saúde, sendo a própria enfermeira da unidade básica responsável pelo agendamento através da Secretaria de Saúde do município. “Principalmente aqueles que possuem diabetes e hipertensão, a ferida tende a complicar. O ambulatório é para a prevenção e cuidado com o paciente”, afirmou a enfermeira responsável pelo setor, Ana Maria de Souza Germano.

Ambulatorio de lesoes 02

Dona Hilda Luiza dos Santos realiza tratamento ambulatorial há pouco mais de três anos. A ferida no pé está em processo de cicatrização. Ela recebeu os primeiros cuidados no posto de saúde do bairro onde mora e foi encaminhada pela Unidade Básica de Saúde.  “O tratamento que venho recebendo é muito bom, com ótimos profissionais, o melhor que já realizei”, contou a aposentada.

Outro paciente, José Silva, também aposentado, comentou sobre a qualidade do serviço: “Faço tratamento no ambulatório duas vezes por semana, é sempre muito bom”.

O espaço não só oferece cuidados aos pacientes, mas também é um importante local de aprendizagem, contando com estudantes extensionistas dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem, além de alunos do curso Técnico em Enfermagem da Escola Técnica da UNIVALE (ETEIT).