Sumário
A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi) comemorou 23 anos neste mês. Professores da UNIVALE participaram do evento de celebração, que reforça a parceria com a universidade, estabelecida desde os anos 2000. No lugar do barulho das esteiras de reciclagem, o som da música do forró. Em vez de pilhas de material para separar, o galpão ganhou uma decoração diferente.
“Para mim é uma satisfação imensa estar aqui e comemorar essa data maravilhosa. Já são 18 anos que estou aqui, estou muito feliz e espero que eu consiga participar de mais vezes, em mais aniversários. É uma felicidade grande. A parceria com a UNIVALE é fundamental, só tenho a agradecer”, declarou a presidente da Ascanavi, Silvana Martins.

A Ascanavi conta com o apoio de várias instituições sociais. A UNIVALE participou da transição dos catadores do antigo lixão para o galpão onde os associados trabalham atualmente. Durante a adaptação, foram oferecidas formações sobre associativismo e a regularização documental.
“Meu pai foi um dos fundadores, e percorreu um caminho muito doloroso para eu estar aqui, com um teto sobre minha cabeça. É grande a gratidão que eu tenho por aqueles que passaram aqui antes de mim, sofrendo retaliações e preconceito, muitas coisas que poderiam abalar nosso estado psicológico, com depressão e tristeza. Eu tenho muito orgulho em fazer esse trabalho, aqui na Ascanavi eu exerço a profissão de prensista, produzo fardos para enviar como carga. Sou muito grata e muito feliz pela oportunidade de estar aqui, em um lugar que não tive muita luta para conquistar, mas meus pais tiveram. É um pedaço de mim que está aqui, eu me sinto parte daqui e amo muito esse lugar”, frisou a prensista Marieli Alves dos Santos
O apoio da UNIVALE à associação foi ampliado e a universidade promoveu a alfabetização de catadores, por meio da Educação de Jovens e Adultos, uma iniciativa do curso de Pedagogia. Um dos marcos dessa parceria foi o lançamento do livro Reciclando Palavras, no qual os catadores contaram a própria história.
“Para a UNIVALE, é uma grande alegria participar dos 23 anos da Ascanavi. A Universidade Vale do Rio Doce, como uma instituição comunitária, traz em seus princípios esse compromisso com a comunidade. Estar aqui na Ascanavi é muito importante para nós, e a UNIVALE já tem parceria com catadoras e catadores desde 2000, lá no antigo lixão. A UNIVALE auxiliou os catadores a se organizarem em uma associação, e hoje nós temos essa parceria consolidada com o programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva. Nossos alunos extensionistas, de diversos cursos, prestam serviços aqui na Ascanavi”, destacou a diretora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação da universidade, professora Elaine Pitanga.

Desde 2017, a Ascanavi também faz parte do programa de extensão Rede Solidária Natureza Viva, que leva ações de educação ambiental, saúde e atendimento médico-odontológico para os catadores associados. Além disso, a UNIVALE apoia os catadores no Fórum Municipal Lixo e Cidadania, iniciativa voltada para garantir direitos e melhorias na coleta seletiva em Governador Valadares.
“Nós começamos como uma ação bem específica. Ao longo do tempo, o projeto, com um grande volume de atividades, se transformou em programa. Estamos caminhando com a Ascanavi desde 2017, oferecendo serviços nas áreas de educação ambiental, educação em saúde e atendimento em saúde. Nosso objetivo é fortalecer a Associação e, como consequência disso, melhorar a coleta seletiva em Valadares”, afirmou o coordenador do programa, professor Thiago Santos.
A parceria entre UNIVALE e Ascanavi será ampliada em 2025, com a seleção de mais alunos para o programa Rede Solidária Natureza Viva, oferecendo mais apoio e assistência aos catadores. Serão escolhidos 62 estudantes, de vários cursos, para atuar em ações que incluem desde atendimentos à saúde até o suporte na organização da associação.
“A gente se sente honrado em participar de um movimento associativista muito importante para a história de Governador Valadares, para o crescimento e o desenvolvimento da cidade. É uma associação que faz um trabalho muito importante para o meio ambiente, que é a reciclagem. O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF), por meio do curso de Ciências Contábeis, sempre participou com orientações fiscais, tributárias, trabalhistas e previdenciárias que incidem sobre movimentos associativistas”, disse o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Mauro Guariente.
