Reunião da Associação de Pais e Amigos do Paope

Após 2 anos, associação de famílias de pacientes odontológicos com deficiência cognitiva volta a se reunir

28 abril, 2023

A UNIVALE oferece tratamento odontológico especializado para pacientes com deficiência intelectual e cognitiva, com os serviços prestados no Polo Integrado de Assistência Odontológica ao Paciente Especial (Paope), que tem cerca de 1.500 usuários cadastrados. Algumas das famílias desses pacientes fazem parte da Associação de Pais e Amigos do Paope (Apap), que na manhã desta quinta-feira (27) voltou a se reunir, após dois anos sem encontros.

Assistente social do Paope, Iracy de Matos comenta que, antes da pandemia, as reuniões aconteciam a cada dois meses. Ela salienta que, com as vacinas e medidas de prevenção contra o coronavírus, os pacientes do Paope voltarão a ter momentos de interação social.

“Depois de dois anos afastados, sem poder reunir por causa da covid-19, estamos fazendo a reunião que a gente sempre fazia antes, para que a gente passe para esses pais e familiares dos participantes do Paope as informações sobre equipamentos públicos que estão atendendo verdadeiramente. Além de orientações de tudo sobre a vida desses usuários dos serviços do Paope”, disse Iracy.

Membros da Batucada da Apae em reunião da Associação de Pais e Amigos do Paope

Presidente da Apap e mãe de paciente do Paope, Ana Rosa de Jesus Peres afirma que as famílias sentiram o impacto de dois anos sem reuniões, e comemora a retomada dos encontros. “Para nós, mães, é muito importante. Além dos nossos filhos gostarem de vir aqui, o atendimento odontológico é muito bom, vem gente de todas as partes. Não sei nem expressar a alegria nossa, pais, e dos nossos filhos também”, declarou.

Orientações aos pacientes do Paope

O encontro de quinta-feira teve um momento cultural, com a Batucada da Apae – composta por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Também foi realizado um momento lúdico e de orientações com o Programa Odontologia na Comunidade (Ponc), de alunos do curso de Odontologia da UNIVALE.

“A gente, do Ponc, tem essa missão de transmitir o conhecimento da Odontologia para o pessoal do Paope. Vamos levar técnicas de escovação, como tem que ser divertida. Apesar de eles mostrarem resistência, vamos mostrar que pode ser divertido escovar os dentes. É importante no dia a dia, com uso do fio dental. A UNIVALE oferece essa estrutura muito boa para essa comunidade específica e para toda a população”, destacou Deyvid Oliveira, aluno do 8º período de Odontologia e participante do Ponc.

Atividade lúdica com pessoas fantasiadas durante reunião da Associação de Pais e Amigos do Paope