Alunos de Agronomia e Engenharia Civil e Ambiental participam de aula de campo

12 abril, 2022

Alunos da UNIVALE participam de aula de campo no Parque Municipal de Governador Valadares, acompanhados pelos professores Thiago Martins e Renata Campos

Por: Natalia Lima Amaral

No último sábado (09/04) os alunos do 1º período de Agronomia e do 1º e 5º período de Engenharia Civil e Ambiental da UNIVALE participaram de uma aula de campo no Parque Municipal de Governador Valadares. A programação, de 8h às 12h30, contou com uma palestra, ministrada pelo engenheiro agrônomo Luiz Fernando Guerra Vieira, sobre a história e o plano de manejo do Parque. Além disso, as turmas caminharam pelas trilhas Pororocas e Aroeiras, com o apoio da também engenheira ambiental Sheila Morais de Oliveira de Paula.

alunos aula de campo
Imagem: cedida por Thiago Martins

Os estudantes puderam observar na aula de campo os impactos do desastre da Samarco e das enchentes de 2022 sobre a unidade de conservação, compartilhando as experiências também em uma roda de conversa e recreação. O professor Thiago Martins, um dos responsáveis pelas turmas, acredita que a aula “contribuiu para aprofundar discussões feitas em sala de aula sobre a relação de interdependência entre natureza e sociedade. Pudemos conhecer o Parque Natural Municipal como unidade de conservação de proteção integral, aberto às práticas de educação ambiental, pesquisas e recreação em contato com a natureza”.

trilha aula de campo
Alunos dos cursos de Agronomia e Engenharia Civil e Ambiental percorreram as trilhas Pororocas e Aroeiras na aula de campo — Imagem: cedida por Thiago Martins

Após a aula, os alunos tiveram um café compartilhado para dar boas-vindas aos calouros dos dois cursos. Felipe Galdino da Silva é aluno do 1º período de Engenharia Civil e Ambiental, e uma das descobertas que mais o impressionou foi a realidade das nascentes que formam ciclos do rio. “Na realidade atual elas precisam de ações de preservação, e é aí que entra a Engenharia Civil e Ambiental. Ao iniciar alguma obra que contemple o perímetro de alguma nascente, podemos implementar ações que a preserve ou até mesmo a faça crescer.

Confira outras ações do curso de Agronomia clicando aqui.
Confira outras ações do curso de Engenharia Civil e Ambiental clicando aqui.