Aula integrada faz parte das iniciativas de formação interdisciplinar da UNIVALE, aproximando cursos e fortalecendo a visão de integralidade na educação e na saúde
Em uma proposta inovadora de integração entre áreas do conhecimento, as turmas de Pedagogia e Fisioterapia da UNIVALE participaram, no dia 2 de outubro, da aula Integrada “Saúde e Docência: cuidando de quem cuida”, realizada no Centro Esportivo da UNIVALE (CEU). A atividade, conduzida pelas professoras Karla Nascimento (Pedagogia) e Aline Andrade (Fisioterapia), proporcionou uma experiência de cuidado e reflexão sobre o bem-estar físico e emocional das futuras professoras.
Pensada especialmente para as estudantes do 5º período de Pedagogia, a aula foi conduzida por estudantes do 4º período de Fisioterapia, com momentos de alongamento, massagem e técnicas de relaxamento, além de uma conversa sobre autocuidado, saúde mental e qualidade de vida na docência. A ação reforçou a importância de olhar para a saúde de forma ampliada — integrando corpo, mente, afetividade e ambiente —, em sintonia com os princípios da Promoção da Saúde e com os desafios enfrentados por quem se dedica ao ensino.
“A experiência da aula integrada foi extremamente enriquecedora, pois proporcionou aos discentes de Fisioterapia vivenciar, na prática, os conteúdos discutidos em sala de aula, ao mesmo tempo em que destacamos a importância do cuidado com a saúde na docência. Essa interlocução entre os cursos reforça a relevância da integração entre diferentes áreas do conhecimento, fortalecendo a formação dos nossos discentes e contribuindo para a promoção da saúde e do bem-estar de quem atua no ambiente educacional”, destacou a professora Aline Andrade.
Você pode se interessar por:
- Edital UNIVALE Nº 090/2025 — Processo Seletivo de Transferência Externa Facultativa para os cursos de Graduação Presencial e EaD - 1º semestre 2026
- Edital UNIVALE Nº 089/2025 — Processo Seletivo de Obtenção de Novo Título para os cursos de Graduação Presencial e EaD - 1º semestre 2026
- Mestranda recebe menção honrosa por apresentação de trabalho em evento internacional
Para a professora Karla Nascimento, a proposta vai além de um momento de relaxamento: trata-se de uma ação pedagógica que reconhece o cuidar de si como dimensão essencial do fazer docente. “Ao promovermos experiências que despertam consciência corporal, escuta de si e equilíbrio emocional, reafirmamos que a saúde do professor é um bem coletivo, que sustenta a qualidade do processo educativo”, observou.
A aula integrada faz parte das iniciativas de formação interdisciplinar da UNIVALE, que aproximam os cursos e fortalecem a visão de integralidade na educação e na saúde, inspirando futuros profissionais a cuidarem de si para melhor cuidar do outro.


