aula magna de pedagogia capa

Curso de Pedagogia apresenta Aula Magna em parceria com o GIT

18 setembro, 2023

Aula Magna marcou o início do Seminário Integrador do curso, que acontecerá no final do semestre

Por: Natalia Lima Amaral, com informações da UNIVALE TV

Na última quarta-feira (13/9) aconteceu a Aula Magna do curso de Pedagogia da UNIVALE, que centrou as discussões e a abertura do Seminário Integrador do curso na temática do meio ambiente. Os debates aconteceram em parceria com professores do Mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) e com o Projeto Rede Solidária Natureza Viva, do campo de extensão do Núcleo Interdisciplinar de Educação, Saúde e Direitos (NIESD).

Professora Wildma Mesquita trata sobre relação ao saber
Professora Wildma Mesquita

Wildma Mesquita, coordenadora da Pedagogia, explicou que a proposta da Aula e do Seminário é abordar uma perspectiva crítica a respeito da educação ambiental nas escolas. “Organizamos as turmas em grupos, de maneira que cada professor irá orientá-los de acordo com dois textos base que foram disponibilizados. Nessa Aula Magna tivemos a discussão destes textos, além de realizarmos mesas redondas ao longo do semestre. Também teremos um momento de visitas às escolas, que culminam no Seminário Integrador no final do semestre, com a apresentação dos alunos e das propostas construídas em parceria com as escolas, em relação à coleta seletiva”.

Parceria com o Mestrado GIT

A parceria do Seminário Integrador com o Mestrado GIT tem sido frutífera para ambos os lados. Bruno Capilé, professor e coordenador do Observatório Interdisciplinar do Território (OBIT), contou que essa é uma oportunidade de aproximação que beneficia tanto o programa quanto o curso de Pedagogia. “Alguns professores já lecionam na Pedagogia e o projeto Rede Solidária Natureza Viva atua junto com catadoras e catadores de duas associações de Valadares: Associação de Catadores Natureza Viva (ASCANAVI) e a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Por Um Futuro Melhor (ASCARF). Portanto, é uma continuidade de uma série de atividades, pesquisas, projetos de extensão e também um ensino com a Pedagogia”, explica.

aula magna de pedagogia aluno márcio vaz
Márcio Vaz, aluno do curso

Márcio Vaz, aluno do curso de Pedagogia, conta que a expectativa é de que boas iniciativas surjam e o aprendizado aconteça dentro e fora da sala. “Espero que esse semestre a gente desenvolva um bom projeto. O nosso objetivo é poder implementá-lo nas escolas que visitarmos, assim como aqui na UNIVALE”.

Confira a abertura no YouTube da UNIVALE TV.