Sumário
A aula magna do curso de Direito da UNIVALE teve o tema “A nova advocacia criminal” e foi ministrada pelo presidente da seção de Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Sergio Rodrigues Leonardo, que veio ao campus II da instituição na noite de segunda-feira (26) para proferir a palestra para estudantes de todos os períodos. Com uma proposta de conversar de forma leve e descontraída, o presidente da OAB-MG abordou mudanças no exercício da advocacia criminal.
Em sua fala, Sérgio Leonardo propôs reflexões sobre o campo de trabalho no Direito Penal. “Talvez a maior mudança seja a ampla área de negociação que se abriu agora. A gente tinha o juizado especial criminal, depois a delação premiada, e agora o ANPP, que é o Acordo de Não Persecução Penal. Mais de 75% dos casos hoje serão resolvidos via negociação e acordo, essa é a grande mudança”, afirmou o advogado.
Reconhecendo as possibilidades de carreiras ligadas à vida acadêmica ou a concursos públicos, como da magistratura ou de polícias, o presidente da OAB em Minas incentivou os estudantes da UNIVALE que optem pela advocacia, especificamente na área criminalista. Para atuar com o Direito Penal, Sergio Leonardo afirma que o advogado precisa de certos atributos, como ser corajoso, destemido, estudioso e ter boa oratória.
“Nós, advogados e advogadas, somos a voz do cidadão perante o sistema de Justiça. Somos destemidos, não temos medo da impopularidade das causas que nos são confiadas. Utilizamos, para exercer nossa profissão, a arma mais poderosa de todas, que é a palavra escrita e falada. Nosso guia é a Constituição da República de 1988, por isso somos rebeldes e revolucionários diante do ataque ou da restrição às liberdades. Somos a última trincheira de resistência contra o arbítrio, as ilegalidades, o abuso de poder e o autoritarismo”, declarou.
Mesmo preferindo o Direito Civil, o aluno Israel Prates Ramos, do 8º período, demonstrou entusiasmo com a palestra do presidente da OAB-MG. “O Sergio Leonardo é a grande autoridade representando a advocacia, sei que ele tem nível para representar a OAB nacionalmente. Ainda espero que ele vá ser nosso presidente nacional, no futuro. Acho muito interessante trazê-lo para cá, ainda mais por ser um representante da nossa classe e da advocacia criminal, porque ele nos mostra perspectivas para nosso futuro, enquanto estudantes, e quais são os caminhos que poderemos seguir”, disse Israel.
Advocacia e construção de uma sociedade mais justa
Para o coordenador do curso de Direito da UNIVALE, professor André Rodrigues Santos, a palestra de Sérgio Leonardo em Valadares inspirou estudantes a se lembrarem do papel crucial que a advocacia desempenha na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. “Em tempos de árduas transformações, em que a prática jurídica é constantemente testada pelas novas demandas sociais e tecnológicas, o tema da nossa aula, sobre a nova advocacia criminal, não poderia ser mais relevante. É uma honra receber o presidente da OAB de Minas, uma liderança que personifica a defesa incansável dos direitos e garantias fundamentais, além de ser um guia para os rumos da nossa profissão”, considerou o professor.
André salientou ainda que a aprovação de alunos e egressos da UNIVALE em provas, como o exame da OAB, e a seleção de trabalhos acadêmicos para publicações e eventos, demonstram a excelência do curso de Direito da universidade.
“Nós lutamos por um curso de Direito com excelência. É motivo de muita felicidade ver que muitos alunos do 10º período já estão aprovados no exame da OAB. Nós, como coordenação, recebemos relatórios com os dados dos aprovados. Os números hoje da UNIVALE estão acima do índice estadual e acima do índice nacional. É sinal que o corpo docente da UNIVALE tem realmente vestido a camisa e nosso curso está ganhando destaque. Nossos alunos estão na pesquisa, estão na extensão, e estão fazendo a diferença”, observou o coordenador.