Palestrantes compartilharam experiências e reflexões sobre como a Pedagogia pode dialogar com o empreendedorismo e a realidade local
O curso de Pedagogia da UNIVALE realizou, no dia 18 de agosto, no Auditório A, a sua aula magna do segundo semestre letivo de 2025. O encontro teve como tema “Diálogos entre cultura empreendedora, formação de pedagogos e o território: possibilidades na educação”, reunindo estudantes, professores e convidados em uma noite de reflexão e inspiração sobre os desafios contemporâneos da docência.
A abertura foi conduzida pela coordenação do curso de Pedagogia, que deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento como espaço de fortalecimento acadêmico. Em sua fala, a coordenadora Wildma Mesquita ressaltou que “falar de cultura empreendedora, no contexto da Pedagogia, não é apenas sobre criar negócios, mas sobre desenvolver atitudes de protagonismo, criatividade e compromisso social, formando pedagogos capazes de propor soluções inovadoras e atuar como agentes de transformação em seus territórios”.

A aula magna contou com a participação do professor Bruno Rangel Capilé de Souza, pesquisador e docente do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), com trajetória marcada pela História Ambiental e pelos Estudos Territoriais, e da professora Imirene Lodi dos Santos, mestre em Gestão Integrada do Território, docente da UNIVALE e cofundadora do Núcleo Universitário de Empreendedorismo e Inovação (Nuvem).
Você pode se interessar por:
- Edital UNIVALE Nº 075/2025 — Seleção de Estagiário de Direito – EAJ – Escritório de Assistência Judiciária
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 068/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa de Extensão (PGE) Centro de Atendimento Interdisciplinar em Geriatria e Gerontologia (CAIGE)
- Formação regimental debate identidade universitária na UNIVALE
Durante as exposições, os palestrantes compartilharam experiências e reflexões sobre como a educação pode dialogar com o empreendedorismo e a realidade local, destacando a importância de pedagogos preparados para ler criticamente o mundo, reconhecer oportunidades e construir práticas transformadoras.

O evento reafirmou o compromisso do curso com a formação de profissionais que, além de atuarem nas escolas, se reconheçam como protagonistas na promoção de mudanças sociais e no fortalecimento do território.
A aula magna da Pedagogia também dialoga diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial:
- ODS 4 (Educação de Qualidade): promover aprendizagens significativas e inovadoras na formação docente;
- ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico): estimular a cultura empreendedora e a geração de soluções criativas;
- ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): formar pedagogos comprometidos com o desenvolvimento dos territórios;
- ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): fortalecer a articulação entre universidade, escola e comunidade.


