Aula magna reuniu profissionais de áreas como Psicologia, Filosofia, Pedagogia e Ciências Sociais
Com o tema “Juventudes em foco: diálogos interdisciplinares”, a aula magna do curso de Psicologia da UNIVALE foi realizada na noite de terça-feira (27), em parceria com o mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT), com o objetivo de promover uma reflexão com diferentes campos do conhecimento sobre as vivências e demandas das juventudes na contemporaneidade. A aula magna aconteceu na data em que se celebra o Dia do Psicólogo.
O debate reuniu profissionais de áreas como Psicologia, Filosofia, Pedagogia e Ciências Sociais, que abordaram como seus respectivos campos de conhecimento podem colaborar na compreensão e no enfrentamento dos desafios que os jovens vivem na atualidade. O papel de cada disciplina na construção de um futuro mais inclusivo para a juventude foi analisado, na busca pela promoção do bem-estar e do desenvolvimento, considerando o impacto de transformações sociais e tecnológicas sobre questões como identidade, saúde mental e educação.
“Nós escolhemos falar sobre essa temática devido à importância dos jovens para a população brasileira, em termos da educação e em termos da força de trabalho. Esse tema contribui para que a gente tenha um olhar interdisciplinar sobre a atuação com os jovens, que enfrentam realidades complexas. Para atender aos desafios dessas vivências, é necessário a gente trabalhar de forma interdisciplinar. E a junção entre graduação e os diferentes núcleos de pesquisa do mestrado é relevante para consolidar o ensino, a pesquisa e a extensão, que são missões da nossa instituição”, avaliou a professora Marina Mendes Soares, organizadora da aula magna.
Coordenador do curso, o professor Omar Ferreira destacou que o diálogo interdisciplinar demonstra o compromisso da Psicologia com a diversidade. “A aula magna de hoje é muito significativa, porque hoje é 27 de agosto, o dia em que a gente comemora a homologação da profissão, o Dia do Psicólogo. Nossa profissão busca sempre o diálogo com a diversidade, e a aula de hoje mostra exatamente isso. A aula mostra esses olhares diversos sobre a juventude, e como a Psicologia interage com outras áreas do conhecimento, através da pesquisa, da extensão e do ensino, promovendo essa interlocução. A gente aproveita a data pra comemorar o nosso dia e trazer a ciência para a Psicologia”, declarou o coordenador.