Sumário
Formado em Direito e prestes a concluir uma licenciatura em Filosofia, Ivaldo Meneses Pimenta é aluno do mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT) na UNIVALE, e acaba de publicar sua segunda obra literária. “Aurora” é o primeiro romance do autor, que realizou o lançamento do livro na sexta-feira (27), na Livraria Leitura, onde o trabalho de Ivaldo também pode ser adquirido. Anteriormente, ele já havia escrito “O jardineiro”, uma coleção de contos – as duas obras podem ser compradas em plataformas online, como a Amazon, ou diretamente com o escritor, enviando mensagem para o instagram @ivaldomenesespimenta.
“Aurora” é protagonizada pelo casal Isabela e Rafael. O pano de fundo histórico na obra é a recém instaurada ditadura militar, em 1964. “Tenho uma admiração em relação àqueles que não se silenciam. O épico e o heroico presentes nas capacidades humanas”, comentou o autor, sobre a resistência ao regime militar. Nesse contexto, salienta o escritor, a obra trata de questões existencialistas, como conflitos e escolhas.
“O pano de fundo histórico é 1964, na ditadura militar brasileira. Os protagonistas do livro, Rafael e Isabela, decidem criar um movimento para resistir ao regime militar brasileiro daquele período. Enquanto isso, o narrador do livro, que é um professor de Ciências Políticas, conta a história dos dois e, ao mesmo tempo, vê similitudes entre o que ele está vivendo e a história de Rafael e Isabela. O livro apresenta a ideia de que há uma história acontecendo no mundo lá fora, e outra história dentro de si. Isso significa que as coisas da vida diária se apresentam para a gente, ao mesmo tempo em que temos nossos anseios, conflitos e perspectivas. Neste momento somos desafiados a escolher entre seguir aquilo que o mundo exige, ou aquilo que está dentro de nós, que também não deixa de ser uma exigência”, explica Ivaldo.
O mestrando da UNIVALE revela que já tinha começado a escrever “Aurora” há vários anos, mas só concluiu a obra depois da publicação de seu primeiro livro, “O jardineiro”. Além de utilizar da prosa em seu novo lançamento, a história de Isabela e Rafael também traz versos que os personagens trocam entre si.
“O meu processo de escrita se desenvolveu em duas partes. Os primeiros capítulos do livro eu escrevi ainda na minha juventude. É um texto que eu não tinha perdido, e uma ideia que também não havia perdido. Por intercorrências da vida, como estudar e trabalhar, fui postergando a escrita de ‘Aurora’. No ano passado eu publiquei um livro de contos, ‘O jardineiro’, e a partir daí eu retomei meu processo de escrita, e assim me vi diante do desafio de concluir meu primeiro romance. E começo elaborando poesias dos personagens, como se os personagens escrevessem poesias uns para os outros, para entender a personalidade daquele personagem”, relata o escritor.
Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.
"*" indica campos obrigatórios