Foto mostra mãos de um homem com caixa de remédios em uma mão e diversos comprimidos na outra mão. Foto ilustrativa sobre automedicação

Automedicação: mesmo trazendo prejuízos à saúde, prática é adotada por 89% dos brasileiros

04 maio, 2023

De acordo com o Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), número de pessoas que praticam automedicação no país teve um aumento considerável desde 2014

Por Natalia Lima Amaral e Thiago Ferreira Coelho

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio, foi criado para ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. Layla Dutra Marinho Cabral, farmacêutica e professora do curso de Medicina da UNIVALE, explica que a automedicação representa risco à saúde humana de diversas formas.

“Quando o indivíduo faz o uso de medicamentos sem acompanhamento profissional, expõe o corpo a substâncias inadequadas para a finalidade almejada, gerando efeitos não desejados que podem até piorar o quadro de saúde. O uso de medicamentos de qualquer tipo, fitoterápicos ou não, de venda livre ou sujeitos a prescrição, deve ser sempre acompanhado por profissionais a fim de promover o tratamento eficaz do quadro do paciente com os menores efeitos indesejáveis possíveis”, explica Layla.

Na UNIVALE, a conscientização quanto ao uso racional de medicamentos acontecerá nesta sexta-feira com orientações para alunos e colaboradores no hall do ED2, a partir de 13h30. A ação é organizada pelo Laboratório de Assistência Farmacêutica (Lasfar). Também haverá teste de glicemia, aferição de pressão e informações sobre a forma correta de armazenar e descartar medicamentos.

Mesmo medicamentos para gripe e dor de cabeça, muito consumidos, podem trazer riscos em caso de automedicação, conforme alerta Mara Domingues, farmacêutica responsável pelo Lasfar. O uso racional de medicamentos, ela observa, é o que faz administração apropriada às condições clínicas do paciente, com doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período também adequado, e ao menor custo para si e para a comunidade.

“Hoje tem muita automedicação porque tem muito medicamento de venda livre. É muito fácil chegar na farmácia e comprar. Mas a automedicação pode mascarar sintomas e atrasar o tratamento de uma doença, além de consequências como reação alérgica, dependência e, em alguns casos, até óbito”, disse Mara.

O acompanhamento farmacoterapêutico prestado pelo Lasfar inclui um plano de cuidado com levantamento sobre doses seguras e eficazes de medicamentos. Para utilizar o serviço é necessário um encaminhamento médico pelo SUS, ou, para colaboradores da UNIVALE, pelo setor de Biossegurança da instituição. Os atendimentos são feitos no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) às segundas-feiras, das 7 às 11 horas, e quintas e sextas-feiras, das 13 às 17 horas. Às terças e quintas-feiras, das 13 às 17 horas, os atendimentos são no próprio Lasfar, que fica no bloco G5 da UNIVALE.

Orientações gerais sobre uso, armazenamento e descarte de medicamentos:

• Proteja-os da luz, umidade e calor.
  • Evite cozinhas e banheiros.
  • Conserve o medicamento na embalagem original.
  • Não reaproveite frascos usados de medicamentos para colocar outros líquidos e/ou outros medicamentos.
  • Alguns medicamentos precisam ser armazenados em geladeira.
  • Nunca jogue medicamentos no lixo comum, pia ou no vaso sanitário.
  • Não use medicamentos vencidos.
  • Não utilize medicamentos indicados por vizinho, amigos ou familiares.
  • Na dúvida, procure um farmacêutico.