16º Balcão da Cidadania

16ª edição do Balcão da Cidadania contou com parceria do INSS

28 agosto, 2023

Neste último sábado (26/08), o tradicional projeto Balcão da Cidadania ofereceu serviços gratuitos para a comunidade

Por: Natalia Lima Amaral

O Balcão da Cidadania concluiu a sua 16ª edição neste sábado (26/08), reunindo diversas ações em conjunto dos cursos de graduação da UNIVALE. Em busca de atender a população de Governador Valadares (MG) e região, de 9h às 12h, a comunidade pôde visitar o campus I da Universidade para participar de serviços gratuitos, com acesso à informação e lazer. A iniciativa do projeto surgiu em 2008 como uma devolutiva do aprendizado da comunidade acadêmica em sala de aula, por meio de atendimentos à comunidade.

Responsável pelo Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) desde 2008, Vanessa Armond relata que é imprescindível reconhecer o empenho de todos os docentes, discentes e colaboradores que contribuem para que o projeto continue acontecendo todos os anos. “Testemunhar a preparação, a organização e a concretização deste trabalho a cada ano me proporciona uma sensação de missão cumprida", comenta.

Confira a edição anterior do Balcão da Cidadania

Parceria com o INSS

A 16ª edição do Balcão da Cidadania também contou com a presença do Programa de Educação Previdenciária (PEP), do INSS, com servidores da autarquia disponíveis para orientar a comunidade a respeito de tempo de contribuição, fator previdenciário, atividades de Microempreendedor Individual (MEI) e a relação com a previdência, além de tipos de benefícios e cálculos previdenciários. A parceria surgiu a partir de uma aluna do curso de Direito, que é servidora do INSS e apresentou o PEP, que tem como objetivo principal informar e sensibilizar a população sobre seus direitos e deveres de forma simplificada.

Thiago de Castro, professor do curso de Direito, explica que o convite foi aceito de pronto pela coordenação da graduação e pelo gerente executivo local do INSS. “O Instituto esteve conosco compondo um espaço dentro do nosso campus, com materiais e servidores acessando, quando necessário, os dados internos da instituição para orientar, informar e esclarecer o que a população necessitou. E além dos servidores, os alunos de Direito auxiliaram os atendimentos, podendo aliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática”, explica.

Programação

Confira abaixo a programação de todas as atividades da 15ª edição do Balcão da Cidadania:

CursoAtividades
Ciências ContábeisOrientações tributárias, previdenciárias de formalização de empresas (MEI)
DireitoOrientações jurídicas
EnfermagemOrientação sobre anemia falciforme e planejamento familiar
FarmáciaJogo de perguntas e respostas sobre as ciências farmacêuticas
FisioterapiaOrientações gerais em saúde, análise e orientações posturais, atividades de coordenação motora e análise pisada
FonoaudiologiaOrientação quanto a amamentação, cuidados com a audição, oficina de brinquedos recreativos (material reciclado), orientação sobre o que é Fonoaudiologia e sobre serviços da UNIVALE
MedicinaAferição de pressão
NutriçãoOrientação nutricional
PedagogiaAtividades recreativas para crianças
PsicologiaDivulgação de material sobre comunicação não violenta
Técnico em Enfermagem (ETEIT)Aferição da pressão arterial e teste de glicemia
SenacCortes de cabelo
OutrosOficina de origami/dobraduras

Casamento comunitário

Tauana e Rodrigo participaram do casamento comunitário no 16º Balcão da Cidadania

Na 16ª edição do Balcão da Cidadania, mais de 70 casais realizaram a conversão de união estável para casamento em uma das atividades mais aguardadas do projeto: o casamento comunitário. Houve um espaço para que os noivos pudessem registrar o momento, além da distribuição de bolo e brindes para as crianças presentes. Tauana Cristina da Silva e Rodrigo Aldes Amaral foram um dos casais que se beneficiaram da oportunidade para oficializar a união.

“Nos conhecemos há 4 anos e já estávamos com a ideia de nos casar. Chegamos a olhar toda a documentação no cartório, mas o valor estava muito alto e no momento não tínhamos condição. Foi aí que vimos o casamento comunitário na televisão e decidimos fazer a nossa inscrição. A mãe do Rodrigo e nossos amigos próximos, que são nossas testemunhas, estão nos acompanhando e estamos muito felizes”, conta Tauana.

Participação dos alunos da UNIVALE

Mateus Filipe Oliveira de Almeida é aluno do 4º período de Enfermagem e esteve presente na 16ª edição do Balcão da Cidadania, orientando a população sobre a importância dos cuidados acerca da anemia falciforme e do planejamento familiar. Ele destaca que o momento de orientação para a comunidade, mesmo que breve, é essencial para que as pessoas despertem a atenção para o cuidado durante todo o ciclo da vida.

“A orientação sobre anemia falciforme, por exemplo, é essencial para esclarecer dúvidas a respeito de uma doença genética que, se duas pessoas com predisposição tenham um filho, ele pode vir a óbito no primeiro ano de vida caso não tenha um acompanhamento ideal. Por isso a importância do teste do pezinho, que ajuda a detectar a doença falciforme. E para a nossa formação, essa é uma oportunidade de termos contato pessoal com as pessoas, aprimorando o conhecimento sobre o papel do enfermeiro, dando a educação em saúde. O profissional enfermeiro tem uma grande importância na saúde pública, na atenção primária e é de extrema importância poder participar desse projeto”, comentou Mateus.

Confira a galeria de fotos do 16º Balcão da Cidadania