O Balcão da Cidadania da UNIVALE chegou à 18ª edição, movimentando o campus 1 da instituição na manhã de sábado (30 de agosto). Entre os diversos serviços prestados gratuitamente à comunidade, o destaque foi o Casamento Comunitário: neste ano, foram 107 casais que já viviam em união estável e oficializaram o matrimônio.
Juntos desde abril de 2023, Marcos André Costa e Maykelline Miranda já têm uma filha, Maria Cecília, de 8 meses, que foi o principal motivo para participar do Balcão da Cidadania. “Nós nos casamos pela nossa filha, para mais para frente ela ver que cresceu em uma família decente. Nós viemos de famílias desestruturadas, e queremos o melhor para ela”, disse Maykelline. “A gente quer ser exemplo para a vida dela. O Casamento Comunitário é uma oportunidade para os casais. Fomos bem acolhidos e bem recebidos pela UNIVALE, desde a abertura do portão. Está sendo maravilhoso”, acrescentou Marcos André.
Casais que já vivem sob o mesmo teto há mais tempo também se inscreveram no Casamento Comunitário. Foi o caso de Maria Aparecida Ramos Silva e André Luiz de Souza. Com 40 anos juntos, nessas quatro décadas eles construíram uma família que já tem sete filhos e 20 netos. “A gente quis atualizar nossa situação perante a sociedade e perante Deus também”, afirmou André.
Você pode se interessar por:
- Edital UNIVALE Nº 082/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Projeto de Extensão Inclusão e Tratamento Interdisciplinar para Pessoas com Deficiência (PCDs)
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 077/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
- Caige retoma atendimentos a pessoas idosas neste semestre

Idealizado pelo curso de Direito da UNIVALE, o Balcão da Cidadania é organizado pelo Escritório de Assistência Judiciária (EAJ). Coordenadora do EAJ, a professora Vanessa Armond frisa que ao longo de todo o ano existe uma grande demanda de casais que desejam se inscrever no Casamento Comunitário.
“O Balcão da Cidadania é um evento que impacta muito a sociedade e a comunidade local, durante o ano inteiro nós temos procura, principalmente pelo Casamento Comunitário. São pessoas que querem regularizar a situação e já moram juntas. Na semana que vem já vai ter gente procurando saber quando é a próxima edição. Nós temos um grande carinho com os noivos, preparamos decoração e distribuímos bolo”, explicou Vanessa.

Outros serviços do Balcão da Cidadania
Durante toda a manhã, outros cursos da UNIVALE e da ETEIT também prestam serviços e realizam atendimentos gratuitos, como aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre como elaborar currículos, explicações sobre microempreendedor individual (MEI), informações sobre Imposto de Renda e contribuições previdenciárias. Também há brincadeiras para crianças e, nesta edição, ainda foram oferecidos cortes de cabelo.
A coordenadora do EAJ salienta que esses serviços reforçam o envolvimento da UNIVALE com a comunidade. “Os cursos da universidade aplicam a teoria aprendida em sala de aula, colocando esses ensinamentos em prática com a população, com prestação de serviços para a comunidade local. Já tivemos relato de uma senhora que fez teste de glicemia no Balcão e descobriu que estava diabética. E também trazemos lazer para as crianças, então toda a sociedade se beneficia”, declarou a professora.












