bibliotecária isis publica capítulo em livro

Bibliotecária da UNIVALE publica capítulo em livro

06 outubro, 2023

A pesquisa desenvolvida por Isis Garcia, bibliotecária da Instituição, aborda a temática do criptojudaísmo, resultado da sua dissertação publicada em 2016

Por: Natalia Lima Amaral

bibliotecária da UNIVALE publica capítulo em obra

Intitulada “Percursos: reflexões em torno do Candomblé, Cristianismo e Cripto-judaísmo”, a obra publicada este ano pela Editora UFS representa um compilado de textos provenientes de dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (PPGCIR/UFS). Dividida em três eixos temáticos, ela apresenta provocações no campo das Ciências da Religião que instigam a reflexão sobre aspectos importantes da temática levantada. A bibliotecária e representante do Sistema de Bibliotecas na UNIVALE Editora, Isis Carolina Garcia Bispo, contribuiu com a publicação do capítulo “O Alborayque: literatura polêmica antijudaica".

A proposta do livro partiu do professor Dr. Cicero Cunha Bezerra, que reuniu os textos com o objetivo de difundir as pesquisas desenvolvidas no Programa, sendo resultado de um edital disponibilizado pela Editora UFS, que reuniu oito artigos transdisciplinares do campo das Ciências da Religião. Isis conta que a sua dissertação “O mistério de Francisco Peñaranda: a magnífica história de um criptojudeu e seu tesouro oculto na Espanha do século XVI” foi publicada em 2016 e propõe explorar o universo do ocasionado pelas incursões antijudaicas na península Ibérica.

bibliotecária isis

“As perseguições antijudaicas na Península Ibérica legaram inúmeras histórias de resistência, e, dentre elas, encontra-se a da Biblioteca de Barcarrota, que foi trazida a público no verão de 1992, após séculos de esquecimento. Ela se trata de um depósito secreto de livros ocultos na parede de uma casa localizada na pacata vila de Barcarrota, na Espanha, durante o século XV. Os livros emparedados formam um conjunto heterogêneo de onze obras que inclui o Alborayque, objeto deste capítulo”, explica a bibliotecária.

A bibliotecária também comenta que entre a escrita e a preparação da obra passaram-se um ano e cinco meses, mas a publicação é de suma importância para ela. “A publicação de um livro por uma editora universitária segue vários passos, para garantir a qualidade técnica e científica da obra. E como pesquisadora, é gratificante ver o seu trabalho ser selecionado, juntamente com outras pesquisas tão necessárias para a difusão do conhecimento no âmbito da Ciências da Religião”, conta.

Os interessados na obra podem adquiri-la gratuitamente no site da Editora UFS clicando aqui.