Blitz da Sepse, realizada pelo curso de Enfermagem no Hospital da Unimed

Blitz da Sepse leva orientações ao Hospital da Unimed em Valadares

05 abril, 2024

A sepse, ou septicemia, é uma complicação potencialmente fatal que ocorre quando substâncias químicas, liberadas na corrente sanguínea para combater uma infecção, desencadeiam uma inflamação em todo o corpo. Os sintomas incluem febre, dificuldade respiratória, pressão arterial baixa, ritmo cardíaco acelerado e confusão mental. As alterações provocadas pela sepse podem causar falhas em sistemas de órgãos, levando o paciente à morte. Na quinta-feira (4), o curso de Enfermagem da UNIVALE fez a “Blitz da Sepse” no Hospital da Unimed, para levar orientações.

Professora do curso, Aline Valéria de Souza enfatiza que as chances de recuperação do paciente são maiores quando a sepse é identificada precocemente. O uso de antibióticos e de fluídos intravenosos fazem parte do tratamento.

Blitz da Sepse, realizada pelo curso de Enfermagem no Hospital da Unimed

“Nosso objetivo é conscientizar toda a equipe de trabalho sobre as ações e conhecimento em relação ao tema. Porque a gente sabe que o conhecimento salva vidas. E quanto mais rápido a gente conseguir reconhecer e identificar um paciente com sepse, mais rápido eu inicio o tratamento. A sepse é uma infecção, antigamente a gente chamava de infecção generalizada e hoje chamamos de disfunção orgânica, que pode levar à mortalidade de uma forma muito rápida”, explicou Aline Valéria.

Estudante de Enfermagem, Flávio Gomes acredita que a blitz foi uma boa oportunidade para colocar os conhecimentos em prática. “Como estudante, a gente pode ter um momento de associar a teoria à prática, que é muito importante para nós acadêmicos. E também é o momento de ressaltar os cuidados com o paciente”, afirmou o aluno.

Para o coordenador do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) da Unimed em Governador Valadares, Mauro Oliveira, a parceria com a UNIVALE ajuda a conscientizar até mesmo os profissionais do hospital. “Nós utilizamos esse método, de fazer a Blitz da Sepse durante a troca de plantão, justamente para que nosso colaborador, ao entrar ou sair, que a gente consiga abordar aqui na porta, para fazer esse momento de interação mesmo”, disse Mauro.

Galeria de imagens da Blitz da Sepse: