Aventura literária na universidade: Brinquedoteca encanta crianças do Colégio Lourdinas

03 agosto, 2023

No fim do mês de julho de 2023, o curso de Pedagogia da UNIVALE recebeu a turma de 2° ciclo do Colégio Lourdinas. Atendendo às demandas da turma, que tem estudado sobre coleções, o curso ofereceu uma visita inusitada à biblioteca setorial, à Brinquedoteca e outros espaços da Universidade.

As crianças, eufóricas com o passeio, chegaram trazendo uma bagagem de conhecimento sobre o assunto. Ao adentrarem na biblioteca, foram atendidas pelas bibliotecárias na área de convivência do espaço, ouvindo explicações sobre como é o trabalho no ambiente e, por fim, fizeram várias perguntas aos profissionais. Caminhar entre as estantes, ver livros de diversas áreas do conhecimento e conhecer o “médico dos livros”, profissional que trabalha com a restauração, foram algumas das atividades que as crianças vivenciaram na biblioteca.

“É importante entendermos que as crianças são protagonistas do processo de ensino-aprendizagem, elas são curiosas, têm a mente aguçada e os corpos inquietos, sendo nessa perspectiva que precisamos dar visibilidade às suas vozes, para que elas aprendam de acordo com o que acham coerente e pertinente. Os professores, como mediadores do processo, são coadjuvantes, que incentivam e estimulam outros saberes agregados ao que elas questionam”, ressalta o professor do curso de Pedagogia e gestor da Brinquedoteca, Valdicélio Martins.

Brinquedoteca e piquenique literário

Depois da visita à biblioteca, foi a vez de trabalhar o corpo e a mente, aliados aos jogos, brinquedos e brincadeiras. No espaço da Brinquedoteca, a opção foi desenvolver atividades livres e ao ar livre. “A ideia, é desemparedar as crianças e deixá-las livres para escolher se querem brincar dentro ou fora da Brinquedoteca. Visto que as crianças ficam em média 4 horas dentro da escola, nada mais justo que trabalhar outros espaços educativos para que sejam desenvolvidas a cognição, o emocional e o contato com os colegas nesse espaço privilegiado em que a Brinquedoteca está instalada, em meio às árvores”, ressalta o professor Valdicélio.

Ao final das atividades, foi realizado um piquenique literário, momento em que as crianças se deliciaram com um gostoso lanche, trazido pela escola, ao mesmo tempo em que elas podiam ler livros  e contar histórias. Na sequência elas circularam pelo campus para conhecer outros espaços da universidade. “Abrir a universidade para crianças é mostrar que este também é um espaço delas e para elas, onde podem brincar, circular, usufruir e serem felizes!”, destaca o professor.