Sumário
Neste ano, o programa de extensão Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige) completa 7 anos, e o principal objetivo é oferecer atendimentos gratuitos para as pessoas idosas, proporcionando saúde e bem-estar. Serviços de fisioterapia, estética, atividade física e muitos outros são oferecidos pelo Caige aos pacientes idosos, sempre realizados pelos estudantes da UNIVALE sob a supervisão dos professores.
Uma das pessoas atendidas é a costureira Maria das Graças Vettar. “Faço hidroginástica, pilates, massagem e fisioterapia. É excelente. Sem isso aqui, nós estamos ‘de pé e mão quebradas’”, disse. Também paciente do Caige, a bordadeira Luzia Belém participa há mais de um ano do programa, e garante que a qualidade de vida mudou após o início dos atendimentos: “Depois que entrei aqui, a minha vida melhorou muito. Na estética, na fisioterapia, nas atividades na água e no pilates. Tudo melhorou para mim, 100%”.

Coordenadora do programa e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra comemora os 7 anos de sucesso do Caige. “O programa é muito exitoso e já vem, no decorrer desse tempo, construindo uma história de atendimento às pessoas da comunidade que têm acima de 60 anos. A gente trabalha com a valorização da pessoa idosa, promoção da saúde e qualidade de vida em um contexto ampliado. Por isso os atendimentos são sempre prestados com muitos cursos dentro da UNIVALE, para que a gente consiga essa interdisciplinaridade, que é tão importante quando a gente pensa em promover saúde e qualidade de vida para a população envelhecida”, destacou.
Você pode se interessar por:
- Psicólogas da UNIVALE recebem homenagem na Câmara Municipal
- Edital UNIVALE Nº 081/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o projeto Quebra-Cabeça: Qualidade de vida para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Colóquio Internacional de Design 2025 terá trabalhos da UNIVALE
Para estudantes dos cursos envolvidos, os atendimentos às pessoas idosas têm sido uma oportunidade de aprendizado. “O Caige tem sido muito importante para nós, enquanto alunos extensionistas. É muito gratificante saber que, além de trazer mais qualidade de vida para os idosos, a gente adquire conhecimento e aprendizado, para já ‘estar craque‘ com os idosos quando chegarmos aos estágios”, afirma a aluna de Fisioterapia, Isadora Ribeiro.
Estudante do curso de Estética e Cosmética, Beatriz Inácia acrescenta: “É muito gratificante participar e receber as idosas. O acolhimento é muito importante também para alinhar o que a gente aprende na teoria e na prática, trazendo benefícios para a saúde delas. Às vezes algumas não têm condições de participar de todos os eventos que a gente pode proporcionar, mas estamos melhorando a qualidade de vida delas”.
Veja também a matéria da UNIVALE TV sobre os 7 anos de atendimentos do Caige:
Galeria de imagens:



