Pessoa idosa sendo atendida em atividade do Caige

Caige completa 7 anos de atendimentos à pessoa idosa

12 abril, 2024

Neste ano, o programa de extensão Centro de Atendimento Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (Caige) completa 7 anos, e o principal objetivo é oferecer atendimentos gratuitos para as pessoas idosas, proporcionando saúde e bem-estar. Serviços de fisioterapia, estética, atividade física e muitos outros são oferecidos pelo Caige aos pacientes idosos, sempre realizados pelos estudantes da UNIVALE sob a supervisão dos professores.

Uma das pessoas atendidas é a costureira Maria das Graças Vettar. “Faço hidroginástica, pilates, massagem e fisioterapia. É excelente. Sem isso aqui, nós estamos ‘de pé e mão quebradas’”, disse. Também paciente do Caige, a bordadeira Luzia Belém participa há mais de um ano do programa, e garante que a qualidade de vida mudou após o início dos atendimentos: “Depois que entrei aqui, a minha vida melhorou muito. Na estética, na fisioterapia, nas atividades na água e no pilates. Tudo melhorou para mim, 100%”.

Pessoa idosa sendo atendida em atividade do Caige

Coordenadora do programa e professora do curso de Fisioterapia, Geane Alves Dutra comemora os 7 anos de sucesso do Caige. “O programa é muito exitoso e já vem, no decorrer desse tempo, construindo uma história de atendimento às pessoas da comunidade que têm acima de 60 anos. A gente trabalha com a valorização da pessoa idosa, promoção da saúde e qualidade de vida em um contexto ampliado. Por isso os atendimentos são sempre prestados com muitos cursos dentro da UNIVALE, para que a gente consiga essa interdisciplinaridade, que é tão importante quando a gente pensa em promover saúde e qualidade de vida para a população envelhecida”, destacou.

Para estudantes dos cursos envolvidos, os atendimentos às pessoas idosas têm sido uma oportunidade de aprendizado. “O Caige tem sido muito importante para nós, enquanto alunos extensionistas. É muito gratificante saber que, além de trazer mais qualidade de vida para os idosos, a gente adquire conhecimento e aprendizado, para já ‘estar craque‘ com os idosos quando chegarmos aos estágios”, afirma a aluna de Fisioterapia, Isadora Ribeiro.

Estudante do curso de Estética e Cosmética, Beatriz Inácia acrescenta: “É muito gratificante participar e receber as idosas. O acolhimento é muito importante também para alinhar o que a gente aprende na teoria e na prática, trazendo benefícios para a saúde delas. Às vezes algumas não têm condições de participar de todos os eventos que a gente pode proporcionar, mas estamos melhorando a qualidade de vida delas”.