Desconto para curso noturno de Odontologia chega a 70% da mensalidade

Capacitação de cirurgiões-dentistas do SUS busca melhorar qualidade e diminuir espera por atendimento

12 maio, 2022

Treinamento aconteceu no Laboratório de Habilidades da Univale

Na última quarta-feira (11), o  Laboratório de Habilidades da Univale recebeu o curso de capacitação de Habilidades Cirúrgicas para Procedimentos de Cirurgias Orais Menores, ministrado pelo professor Dênis Talis Reis, que atua também no Departamento de Cirurgia do Hospital Municipal de Governador Valadares.

A atividade é voltada para a capacitação profissional de cirurgiões-dentistas da atenção primária do SUS que atuam nas estratégias de saúde da família. O curso foi uma iniciativa da coordenação de saúde bucal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde de Governador Valadares, para aprimorar as habilidades dos cirurgiões-dentistas das Unidades de Saúde da cidade.

WhatsApp Image 2022 05 11 at 10.24.55 2
Foto: Ascorg.

Além das atividades teóricas, o treinamento, que já está no 5º módulo, também conta com as práticas no atendimento aos pacientes da atenção primária, principalmente nas regiões periféricas. A capacitação não apenas promoverá o aprimoramento das habilidades para os procedimentos cirúrgicos, mas também beneficiará a comunidade ao diminuir a fila de espera.

O papel social da universidade

A Univale reforça seu compromisso com a comunidade ao se manter de portas abertas e disponibilizar a infraestrutura e profissionais necessários para ações como essa. Como também, é o momento de retribuir o acolhimento que os alunos do curso de Odontologia têm nas Unidades de Saúde de Valadares.

Alunos e professores são a força vital das universidades. O professor Dênis Reis ainda é voluntário do programa além dos muros da universidade, desta forma, ele continua envolvido no projeto até o fim.

“Embora não tenham mais atividades que sejam realizadas dentro da instituição, eu vou continuar participando como voluntário. Então é um braço da Univale que mantém seu contato com a rede de atenção pública para que possamos fortalecer esse relacionamento, e, também, criar caminhos para que esses profissionais sempre voltem à Univale quando precisarem de um suporte”, ele explica.

Impressões sobre a capacitação

A experiência das atividades desenvolvidas no Laboratório de Habilidades foi positiva, tanto para a universidade que recebeu os convidados, quanto para os profissionais que participaram do treinamento. Tânia Mara Silva Cardoso, residente multiprofissional em Saúde da Família de Governador Valadares, não poupa elogios.

WhatsApp Image 2022 05 12 at 13.51.29 1
Tânia Mara Silva Cardoso, residente multiprofissional em Saúde da Família de Governador Valadares. Foto: Arquivo pessoal.

“No geral, o curso é de grande importância para a atuação do cirurgião-dentista, e a aula foi muito dinâmica de associação da prática e teoria. A prefeitura de Governador Valadares juntamente à Univale, está trazendo atualização para o desenvolvimento do profissional e possibilitando maior resolutividade  nos atendimentos na atenção básica de saúde. Com isso, a comunidade de Governador Valadares vem sendo favorecida!”, ela explica.

Também egressa do curso de Odontologia da Universidade Vale do Rio Doce, Tânia completa:

“O curso de Odontologia da Univale tem professores capacitados  que contribuem muito com nossas práticas clínicas o que favorece a inserção no mercado de trabalho!”

O professor Denis acredita que foi uma experiência riquíssima para a Univale, especialmente para o curso de Odontologia. Ele salienta que manter essa ponte com a rede de saúde é muito pertinente aos universitários que são preparados para se inserir neste mercado de trabalho.

WhatsApp Image 2022 05 11 at 10.24.51 1
Professor Dênis Talis Reis ministra capacitação para cirurgiões-dentistas do SUS. Foto: Ascorg.

“Grande parte dos profissionais que estavam lá, são egressos do curso de Odontologia. Então eles ficaram muito felizes de voltar à Univale, fazendo uma atividade aqui conosco. E eu acho que isso reforça um dos principais papéis da universidade, que é se inserir no município e dar essa contrapartida para população e para a comunidade de modo geral”, conclui o professor.