profissionais do Nasf, realizada pelo curso de Pedagogia

Núcleo de Saúde da Família realiza capacitação técnica com Pedagogia da UNIVALE

26 setembro, 2023

Coordenadora do Nasf avalia que a formação realizada na universidade trará crescimento profissional às equipes de atenção básica de saúde

Profissionais do Núcleo Ampliado de Atenção à Família (Nasf), da rede municipal de atenção básica, vieram à UNIVALE na tarde desta terça-feira (26) para uma capacitação com o curso de Pedagogia da universidade. A formação, focada na produção de relatórios e escrita técnica, foi realizada pela professora Elizabete Aparecida de Carvalho, do Laboratório de Didática, e se direcionou a psicólogas, nutricionistas e assistentes sociais das equipes do Nasf.

Ao ministrar a capacitação, Elizabete destacou a necessidade do aprimoramento contínuo e enfatizou que a escrita formal deve obedecer às normas gramaticais da língua – como ortografia, concordância, coerência e pontuação – mas, ao redigir um texto técnico, é preciso considerar as especificidades de cada área de atuação, inclusive para garantir mais credibilidade ao documento produzido.

“A escrita está presente na vida de todos os profissionais, com especificidades diferentes, mas todos têm que obedecer às mesmas normas gramaticais da língua portuguesa. Cada profissional tem que saber redigir corretamente, e são vários gêneros textuais que circulam no meio da saúde da família”, observou a professora da UNIVALE.

profissionais do Nasf, realizada pelo curso de Pedagogia

A coordenadora do Nasf, Fernanda Braz, avalia que a capacitação realizada na universidade trará crescimento profissional às equipes de atenção básica de saúde. “Essa capacitação profissional vai desenvolver e ampliar as habilidades, com um conhecimento que é construído dentro do processo de trabalho do Nasf. Nós precisamos dessas capacitações, até mesmo para formalizar um padrão. Essa capacitação de hoje é sobre relatórios, algo que a gente utiliza muito no nosso processo de trabalho”, disse.

As profissionais do Nasf aprovaram a parceria com a instituição de ensino. “A parceria entre UNIVALE e Nasf quer dizer crescimento. Toda vez que a gente tem uma parceria com uma somatória de experiências, isso amplia o conhecimento do profissional e do estudante que está indo para a ponta, para aprender conosco e ver a realidade da saúde hoje. Isso tem que ampliar, com mais áreas indo para a ponta, na Estratégia de Saúde da Família, para angariar mais conhecimentos para nós”, disse a psicóloga Cíntia Teixeira.

Também psicóloga do Nasf, Eunice Sabino considera a parceria vantajosa para as equipes de saúde da família, e também para a universidade. “É um benefício para ambos os lados. Para o Nasf, traz um sangue novo que vem daqui da UNIVALE, com novas propostas que chegam do campo acadêmico. E para a universidade ajuda muito a nossa experiência no campo, no que diz respeito ao profissionalismo”, afirmou Eunice.