1ª Cerimônia do Capacete de Engenharia Civil da Univale

Cerimônia do Capacete simboliza compromisso de alunos com os desafios da Engenharia

25 outubro, 2023

A primeira Cerimônia do Capacete do curso de Engenharia Civil da UNIVALE aconteceu na noite de terça-feira (24), como parte da programação da Jornada das Engenharias. O capacete é um equipamento obrigatório de segurança em construções e, para quem ainda está estudando Engenharia, é um símbolo não apenas da proteção física, mas também do compromisso com os desafios da trajetória acadêmica. E esse compromisso agora foi assumido oficialmente pelos alunos de Engenharia Civil da instituição.

Na presença de familiares, professores e representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), os estudantes receberam seus capacetes. Durante a cerimônia ainda houve homenagens a dois docentes do curso: Almir Cleber Lacorte e Denise Coelho de Queiroz.

1ª Cerimônia do Capacete de Engenharia Civil da Univale
Pró-reitora Adriana Coelho e o aluno Giovani Moreira Zan, com os professores homenageados, Almir Cleber Lacorte e Denise Coelho de Queiroz

Coordenador do curso de Engenharia Civil, o professor Rondinelly Geraldo Pereira acredita que a Cerimônia do Capacete é um momento de grande emoção, principalmente para os estudantes e seus familiares.

“É com muita satisfação que estamos aqui, e é com muita alegria que a gente pode fazer essa primeira cerimônia do capacete do curso de Engenharia Civil. Agradeço a todos que puderam tirar esse tempo para vir prestigiar a formação e o futuro dos nossos alunos, que estamos cuidando aqui para serem os futuros profissionais, comprometidos com a Engenharia e com a sociedade. Aos alunos, expresso minha satisfação e felicidade em vê-los aqui hoje, porque vocês estão aqui e o tempo todo se fazem presentes, deixando um legado para o futuro”, disse o coordenador.

A pró-reitora acadêmica da UNIVALE, professora Adriana de Oliveira Leite Coelho, é engenheira civil e participou da Cerimônia do Capacete, falando em nome da reitora Lissandra Lopes Coelho Rocha. Adriana avalia que o capacete representa o compromisso com a proteção da sociedade e com a engenharia responsável, ética e de excelência.

1ª Cerimônia do Capacete de Engenharia Civil da Univale

“Neste capacete carregamos a responsabilidade de projetar, inovar e construir, mas também de fazê-lo com integridade e em prol do bem comum. A Engenharia é uma das profissões mais desafiadoras e gratificantes do mundo, pois nos desafia a resolvermos problemas complexos, pensando criativamente e colaborando com pessoas de diversas origens e disciplinas. Os capacetes que vocês carregam, com orgulho, não são apenas símbolos da nossa profissão, mas também da jornada acadêmica e profissional. Representam as horas incansáveis de estudo, os projetos desafiantes e as amizades que construirão ao longo do caminho”, afirmou a pró-reitora.

Representando os estudantes do curso, o aluno Giovani Moreira Zan falou sobre a responsabilidade da carreira de engenheiro civil. “Estamos fazendo história e escrevendo nosso futuro ao participarmos da primeira Cerimônia do Capacete do curso de Engenharia Civil da UNIVALE. Muito em breve seremos responsáveis técnicos por projetos, gestão, execução, manutenção, avaliação, estudos e ensino, entre outras atividades referentes a edificações, estradas, transportes e saneamento, por exemplo. E saberemos seguir os caminhos tão sabiamente pavimentados pelos conhecimentos aprendidos aqui na universidade. Edificaremos nossos projetos, pautados na ética e, principalmente, nos exemplos que seguiremos dos nossos mestres, com os valores transferidos a nós por nossos familiares”, declarou.

Veja mais fotos da primeira Cerimônia do Capacete da Engenharia Civil da UNIVALE: