Com o objetivo de aumentar a oferta de atendimentos para o município e a região, a clínica de fono atenderá diferentes especialidades
Por: Natalia Lima Amaral
Neste segundo semestre de 2022 a Clínica de Fonoaudiologia da UNIVALE começará suas atividades com oferta de serviços para a comunidade. O objetivo é atender a demanda reprimida de pacientes que buscam a fonoaudiologia no serviço público em Governador Valadares e região. O projeto está sendo desenvolvido desde o início do curso de Fonoaudiologia na Universidade, que aconteceu em 2020.
Os atendimentos da nova clínica serão voltados para todas as fases da vida (gestantes, recém nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos) e abordam as 5 grandes áreas da fonoaudiologia: voz, audição, motricidade orofacial, linguagem e fala. Além dos serviços prestados à comunidade, dentro da clínica os alunos poderão observar os professores realizando os atendimentos, criando uma prática terapêutica de acolhimento e de raciocínio clínico, além de proporcionar a eles uma experiência prática e uma vivência do mercado de trabalho antes de irem para os estágios.

Serão atendidas alterações vocais, vozes profissionais (cantores, atores, jornalistas, professores), audiologia com todos os exames como protetização, indicação, seleção e acompanhamento, distúrbios de falas, de leitura e escrita, alterações de memória, concentração, afasias, doenças neuromusculares, doenças neurovegetativas e muito mais.
Luciana Silveira, professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, explica que serão utilizados todos os recursos disponíveis dentro da clínica para o atendimento ao paciente. “Desde a fonoaudiologia básica e regular, até recursos como eletrotermofototerapia, bandagem elástica e laser de baixa potência: todos os protocolos e técnicas que têm evidências científicas nas abordagens fonoaudiológicas.” Os exercícios convencionais também serão realizados, além do uso dos recursos terapêuticos disponíveis.
Para o paciente ser atendido pela Clínica de Fonoaudiologia da UNIVALE basta ele procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) e obter um encaminhamento de referência para a Clínica. Em seguida, a marcação é feita diretamente na UBS/ESF ou na Secretaria Municipal de Saúde. Para saber mais, basta entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia por e-mail: clinicafono@univale.br