clínica de fono busca atender demandas da região capa

Clínica de Fonoaudiologia da UNIVALE começará suas atividades a partir de agosto

12 julho, 2022

Com o objetivo de aumentar a oferta de atendimentos para o município e a região, a clínica de fono atenderá diferentes especialidades

Por: Natalia Lima Amaral

Neste segundo semestre de 2022 a Clínica de Fonoaudiologia da UNIVALE começará suas atividades com oferta de serviços para a comunidade. O objetivo é atender a demanda reprimida de pacientes que buscam a fonoaudiologia no serviço público em Governador Valadares e região. O projeto está sendo desenvolvido desde o início do curso de Fonoaudiologia na Universidade, que aconteceu em 2020.

Os atendimentos da nova clínica serão voltados para todas as fases da vida (gestantes, recém nascidos, crianças, jovens, adultos e idosos) e abordam as 5 grandes áreas da fonoaudiologia: voz, audição, motricidade orofacial, linguagem e fala. Além dos serviços prestados à comunidade, dentro da clínica os alunos poderão observar os professores realizando os atendimentos, criando uma prática terapêutica de acolhimento e de raciocínio clínico, além de proporcionar a eles uma experiência prática e uma vivência do mercado de trabalho antes de irem para os estágios.

clínica de fono entrará em vigor em agosto de 2022
Imagem: cedida por Luciana Silveira

Serão atendidas alterações vocais, vozes profissionais (cantores, atores, jornalistas, professores), audiologia com todos os exames como protetização, indicação, seleção e acompanhamento, distúrbios de falas, de leitura e escrita, alterações de memória, concentração, afasias, doenças neuromusculares, doenças neurovegetativas e muito mais.

Luciana Silveira, professora e coordenadora do curso de Fonoaudiologia, explica que serão utilizados todos os recursos disponíveis dentro da clínica para o atendimento ao paciente. “Desde a fonoaudiologia básica e regular, até recursos como eletrotermofototerapia, bandagem elástica e laser de baixa potência: todos os protocolos e técnicas que têm evidências científicas nas abordagens fonoaudiológicas.” Os exercícios convencionais também serão realizados, além do uso dos recursos terapêuticos disponíveis.

Para o paciente ser atendido pela Clínica de Fonoaudiologia da UNIVALE basta ele procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF) e obter um encaminhamento de referência para a Clínica. Em seguida, a marcação é feita diretamente na UBS/ESF ou na Secretaria Municipal de Saúde. Para saber mais, basta entrar em contato com a Clínica de Fonoaudiologia por e-mail: clinicafono@univale.br