Conheça os atendimentos oferecidos na Clínica Veterinária da Univale

Conheça os atendimentos oferecidos na Clínica Veterinária da UNIVALE

03 fevereiro, 2022

Os atendimentos para cães e gatos na Clínica Veterinária da UNIVALE estão abertos desde o dia 3 de janeiro

O Centro Médico Veterinário para Pequenos Animais da UNIVALE está com os atendimentos abertos para cães e gatos da comunidade de Governador Valadares e região. A princípio, o espaço foi inaugurado em 2021 realizando consultas apenas para pets de alunos, professores e colaboradores da UNIVALE. Entretanto, o serviço foi aberto para a comunidade em janeiro deste ano.

Confira os atendimentos realizados pela Clínica Veterinária da UNIVALE:

Atendimento ambulatorial

Consultas - nas consultas são realizadas ausculta cardíaca e pulmonar dos pets e palpação abdominal. Também são examinadas as cavidades oral, conduto auditivo e as mucosas dos animais. É de extrema importância que o tutor conheça o histórico do seu amigo de quatro patas, para relatar o que está acontecendo e que pode ser averiguado pelo profissional veterinário.

Vacinas - para os cães são aplicadas as vacinas óctupla e anti-rábica. Já para os felinos são aplicadas a quádrupla, a quíntupla e também a anti-rábica.

Coleta de sangue - a Clínica Veterinária da UNIVALE realiza diversos exames laboratoriais e em alguns deles são necessárias as coletas de sangue dos animais. E a coleta é realizada na própria clínica.

clinica-veterinaria-da-univale-capa
Imagem cedida por Priscila Tucunduva

Testes rápidos

Cinomose - a cinomose canina é uma doença causada por um vírus, cujo  principal sintoma é diarréia. No seu estágio mais avançado ela afeta o sistema respiratório do animal, além deles apresentarem secreções amareladas nos olhos e nariz.

Leishmaniose - a Leishmaniose é uma importante zoonose na nossa região, transmitida por um protozoário que fica em período de incubação de 3 a 6 anos. Ela pode afetar vários órgãos do animal, além de provocar o emagrecimento, lesões na pele, crescimento exagerado das unhas, perda de apetite e febre.

Parvovirose - a Parvovirose é causada por um vírus, que se reproduz e afeta as células do intestino do animal. Ela provoca quadros severos de vômitos e diarreia, podendo levar o pet a óbito.

Erlichiose - uma das muitas doenças causadas por carrapatos, a Erlichiose ataca as células de defesa do animal. Ela causa fraqueza muscular, vômito, diarreia, sangramento na urina, no nariz ou nas fezes, além de dores articulares, mucosas pálidas, e alterações renais.

Exames laboratoriais

Hemograma - o exame analisa as células sanguíneas do pet, fazendo a contagem de hemácias, leucócitos e plaquetas, além das hemoglobinas e hematócritos. Ele é o único exame que detecta a anemia no animal, ajudando a avaliar a gravidade de diversas doenças.

Bioquímico - o exame bioquímico checa as alterações e possíveis doenças no funcionamento de diversos órgãos como fígado, rins e pâncreas, analisando as concentrações de substâncias como albumina e outras enzimas.

Raspado de pele - na presença de lesões, as raspagens são realizadas para detectar sarnas, sarcóptica, notoédrica e outras micoses.

Citologia - a Citologia é muito utilizada na oncologia animal, que ajuda na distinção de doença neoplásica maligna e/ou benigna. Ela é realizada com o animal acordado ou levemente sedado.

Ultrassonografia - a Ultrassonografia permite analisar as dimensões dos órgãos internos do animal, com finalidade de prevenção e diagnósticos, além de ser utilizada para acompanhar tratamentos.

Venha trazer o seu pet!

Endereço: Rua João Dias Duarte, 228 — Vila Bretas

Horário: 7h às 17h (segunda à sexta-feira)

Confira os valores dos atendimentos no momento do agendamento.