Visita da Comissão Estruturante do Plano de Implementação de BIM na Univale ao Studio 57 de Arquitetura Integrada

Comissão da UNIVALE visita escritório de Arquitetura para aprofundar conhecimentos em metodologia inovadora em construção civil

06 outubro, 2023

A metodologia BIM (Building Information Modeling, em inglês, ou Modelagem de Informação da Construção, em português) vem sendo cada vez mais adotada por engenheiros e arquitetos em projetos de edificações, razão pela qual os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Civil e Ambiental e Arquitetura e Urbanismo da UNIVALE se preparam para utilizar a nova tecnologia. Na quarta-feira (4), a Comissão Estruturante do Plano de Implementação de BIM na universidade visitou o Studio 57 de Arquitetura Integrada para aprofundar o entendimento em softwares BIM.

Participaram da visita os membros da Comissão Estruturante, coordenadores dos cursos de Engenharia e Arquitetura, docentes convidados e membros da gestão da Fundação Percival Farquhar (FPF, mantenedora da UNIVALE). “Assim, vamos estruturar de maneira eficaz o plano de implementação de BIM nas disciplinas do Núcleo de Ciências Tecnológicas da universidade. Esta visita reflete o compromisso da UNIVALE em se manter atualizada com as mais modernas tecnologias e práticas do setor, garantindo aos seus alunos uma formação sólida e alinhada com as demandas atuais do mercado de trabalho”, comentou a presidente da Comissão Estruturante, professora Dayane Gonçalves Ferreira.

O Studio 57 Arquitetura Integrada, explica a professora Dayane, é uma empresa de Governador Valadares que desenvolve seus projetos utilizando a metodologia BIM, garantindo mais agilidade no processo de elaboração, além de gerar um modelo virtual da construção que facilita a compatibilização entre diferentes aspectos de uma obra. A comitiva da universidade foi recepcionada pelos sócios da empresa, Igor Monte Alto (também docente da UNIVALE) e Ranniere Campos.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Marianna França de Jesus, destaca que a implementação do BIM é um avanço na universidade. “É importante a visita justamente para a gente ver, dentro da prática, como um escritório de Arquitetura trabalha com a ferramenta BIM. Ao menos uma das ferramentas, porque o BIM envolve política e outros processos. O principal foi ver como as informações todas são inseridas no projeto. Esse sistema BIM, para o ramo da construção civil, é um avanço, porque quanto mais as pessoas vão usando as ferramentas e processos, os problemas em obras vão diminuindo. Porque a compatibilização de projetos já acontece de forma mais assertiva e mais fácil. Os projetos de Engenharia Civil, hidrossanitários, elétricos e estruturais, acabam compatibilizando melhor com o projeto arquitetônico. A UNIVALE dá um passo à frente de outras instituições da região, com essa comissão para estruturar a implementação desse laboratório”, disse Marianna.

Saiba mais sobre o uso da metodologia BIM na UNIVALE: