Reunião da Comissão Regional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), com o professor Micael Alves dos Santos participando de forma remota

Professor da UNIVALE integra comissão de Saúde Intercultural no Conselho de Enfermagem

05 outubro, 2023

Comissão se dedica à atuação junto a populações em situação de vulnerabilidade, além de valorizar profissionais de Enfermagem que façam parte desses grupos. A Comissão tem âmbito estadual, e Micael Alves dos Santos é o único profissional da região

O professor do curso de Enfermagem da UNIVALE, Micael Alves dos Santos, foi um dos quatro enfermeiros em todo o Estado escolhidos para integrar a Comissão Regional de Enfermagem em Saúde Intercultural do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG). A Comissão foi formada para discutir interfaces e conexões da Enfermagem com populações consideradas minorias ou que possam sofrer algum tipo de injustiça, violência ou preconceito, como pessoas LGBTQIAPN+, indígenas e quilombolas. A primeira reunião do grupo foi realizada de forma híbrida na quarta-feira (4).

Micael Alves dos Santos
Professor Micael Alves dos Santos

“A ideia é, a partir de agora, fazer os trabalhos direcionados para as populações quilombola, indígena, privada de liberdade, em situação de rua, LGBTQIAPN+, e todas pessoas que de alguma forma sofrem ou têm histórico muito grande de iniquidades, injustiças e preconceito. A atuação da Comissão será no sentido de promover discussões e debates acerca disso junto à classe, para valorizar profissionais da categoria da Enfermagem que pertençam a algum desses grupos, e também para capacitar a categoria junto à população que está nesses segmentos”, comentou Micael.

O primeiro encontro da Comissão tratou de propostas de trabalho para qualificar profissionais de Enfermagem para atendimento das populações em alguma situação de vulnerabilidade, com ações de orientação para a educação em saúde. Também foi debatida a intenção de ampliar material audiovisual a respeito desses temas. “A ideia é que este ano já aconteçam os primeiros momentos de formação, discutindo a saúde com sua interface para a cultura e a diversidade que compõem a comunidade e as populações, e também tentando valorizar essas pessoas que são dessas populações e que fazem parte da Enfermagem em alguma categoria”, acrescentou o professor.

Único profissional de Enfermagem do Leste de Minas a integrar a Comissão de Saúde Intercultural, Micael se diz honrado com o convite do Coren-MG, e espera que sua participação atraia os olhares do Conselho para as questões que envolvem a profissão no interior mineiro.

“É uma honra ter sido convidado pelo Coren-MG para participar dos trabalhos fundantes da Comissão Regional de Enfermagem em Saúde Intercultural, sobretudo pela sua relevância como ferramenta para o fortalecimento e qualificação do trabalho da Enfermagem mineira e para reconhecimento da diversidade que compõe a categoria. De igual modo, a minha participação efetiva a presença dos profissionais que estão no interior e no leste do Estado. Ademais, será uma oportunidade para repensar a atuação e os novos rumos da categoria para um cuidado mais humano, equânime e coerente com as necessidades individuais e coletivas da população”, complementou Micael.

Reunião de Saúde Intercultural do Coren-MG, com o professor Micael Alves dos Santos participando de forma remota