Foto de mulher na praia, passando protetor solar na perna (rosto da mulher não aparece, imagem centrada nas pernas)

Nível de radiação solar aumenta em períodos de calor, saiba como cuidar da pele e evitar o câncer

11 outubro, 2022

A primavera chegou, a temperatura começa a esquentar e em pouco mais de dois meses já será verão. Nos períodos mais quentes do ano, crescem também os níveis de radiação UVA e UVB. Esses raios, além de causar envelhecimento e manchas, podem provocar câncer de pele, o tipo mais frequente no Brasil e que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

A boa notícia é que, também de acordo com o Inca, o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente. Para o triênio 2020/2022, o Inca estima cerca de 185,3 mil novos casos, sendo 87,9 mil em homens e 97,4 mil em mulheres. O tipo não melanoma é o tumor mais frequente e de menor mortalidade, porém, se não tratado adequadamente pode deixar mutilações bastante expressivas.

Dicas para evitar o câncer de pele

Em locais mais quentes, como Governador Valadares, é de extrema importância intensificar os cuidados de proteção da pele para não fazer parte dessas estatísticas. Saiba como, com algumas dicas:

• Evitar se expor ao sol no período de 10 às 16 horas;
  • Fazer uso de protetor solar com Fator de Proteção Solar (FPS) mínimo de 30, reaplicar a cada duas horas e sempre que se molhar (ao sair da piscina ou do mar);
  • Utilizar utensílios com fator de proteção (roupas, chapéus, bonés e óculos de sol).
pele

Proteja-se também de queimaduras

O protetor solar age como barreira física e/ou química aos raios ultravioletas, impedindo que cheguem ao DNA celular. Quando ocorre exposição solar intensa e a pele fica avermelhada com ardência, acontece uma queimadura solar. Nesses casos, alguns cuidados podem ser tomados, como o uso de cremes calmantes e refrescantes. Dependendo do caso é recomendável também o uso de pomadas anti-inflamatórias prescritas pelo médico dermatologista.

É importante salientar que o surgimento de câncer de pele na idade adulta é em resposta à exposição solar prévia, na infância e juventude. O Inca alerta que, embora mais comum em pessoas acima de 40 anos, a constante exposição de jovens aos raios solares tem diminuído a média de idade dos pacientes.

As pessoas mais propensas a serem atingidas são as de pele clara, sensíveis à ação dos raios solares, com história pessoal ou familiar de câncer de pele ou com doenças cutâneas prévias. Por isso, consultar anualmente com um dermatologista é de extrema importância para que a pele possa ser examinada e lesões suspeitas sejam detectadas o quanto antes.