Montagem ilustrativa com um agricultor manuseando um tablet, com artes gráficas de computação projetadas à frente, e ao fundo uma paisagem rural, com tratores e outros equipamentos agrícolas

Professor de Agronomia da UNIVALE é convidado para palestrar em Santa Catarina

30 março, 2023

O avanço tecnológico e o desenvolvimento de novas ferramentas de inteligência artificial têm sido aplicados nas mais diversas áreas, entre elas a produção agrícola. Para detalhar como o uso da tecnologia pode contribuir para melhorar a produtividade no campo, o professor do curso de Agronomia da UNIVALE, Maurílio Fernandes de Oliveira, é um dos palestrantes convidados nesta sexta-feira (31) para o workshop de Ciência de Dados no “Computer on the beach”, evento técnico-científico da área de computação, em Florianópolis, Santa Catarina.

A palestra do professor Maurílio, com o nome “Aspectos relevantes entre Ciência de Dados e Agricultura”, abordará técnicas agrícolas que já estão sendo modificadas ou implementadas a partir do uso das novas tecnologias. O docente, pós-doutor pela Universidade de Purdue (nos Estados Unidos) e também pesquisador da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa), detalhará a maneira que inovações tecnológicas podem ser aplicadas no campo, especialmente no controle de plantas daninhas.

Professor Maurílio Fernandes de Oliveira, do curso de Agronomia da Univale, um dos palestrantes convidados para o workshop de Ciência de Dados no “Computer on the beach”
Professor Maurílio Fernandes de Oliveira

“Minha palestra traz um conteúdo sobre quais as opções para o controle de plantas daninhas estão sendo desenvolvidas ao redor do mundo que são baseadas na digitalização do agro, e como essas tecnologias de inteligência artificial e aprendizado de máquina podem ser usadas nas outras áreas da agricultura, como área de solos e área de produção de plantas, visando a adubação e manejo de solos. O objetivo é pontuar como as novas ferramentas podem auxiliar na interpretação ou na busca de informações já disponíveis no banco de dados que a ciência já fornece”, explicou Maurílio.

Sobre o “Computer on the beach”

Em 2023, o “Computer on the beach” chega à 14ª edição, reunindo profissionais, pesquisadores e acadêmicos para discutir tendências de pesquisa e mercado nas mais diversas áreas da computação. A palestra do professor Maurílio é na sexta-feira, mas o evento teve início na quinta-feira (30) e termina no sábado (1º). O “Computer on the beach” é organizado pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em parceria com outras instituições.

Mãos manuseando um tablet à frente de uma plantação, e ilustrações gráficas projetando imagens à frente do tablet