Sumário
Três dias de trabalho resumidos em cinco minutos. O desafio era mostrar o melhor projeto de incentivo ao turismo em Governador Valadares. Com este objetivo, mais de 150 alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Design Gráfico da UNIVALE estiveram presentes no Comunicathon, evento organizado pela coordenação dos cursos, em parceria com o Diretório Acadêmico de Comunicação e a Agência Canguru.
No evento, os estudantes se dividiram em 12 grupos. Foi apresentado um problema para os alunos, que se reuniram para elaborar uma solução. “Os cursos aparecem mais, com eventos dessa forma. A gente precisava mostrar mais os nossos cursos para a comunidade. E, principalmente, a gente precisava colocar os alunos para se conhecerem. Quem está no mercado de trabalho sabe o quanto é difícil trabalhar com gente que não se conhece, e o Comunicathon veio para fazer a galera interagir e ter um desafio para resolver, com pessoas que eles nunca viram”, avaliou o coordenador dos três cursos, professor Elton Binda.
Para o presidente do Diretório Acadêmico e aluno do 6º período de Publicidade e Propaganda, Cauã Salviano, o Comunicathon aproxima a academia do mercado. Ele explica que o evento seguiu a lógica de um Ideathon, uma maratona de ideias, metodologia em que se busca soluções inovadoras e criativas para algum problema.
“A gente precisa de uma coisa mais prática e daí surgiu a ideia do Comunicathon, que basicamente é um Ideathon, aplicado à Comunicação. A gente recebe um briefing, com um problema real, e a gente tem que trabalhar em cima disso para criar uma campanha publicitária que responda a esse problema. O pessoal se dedicou muito ao projeto, os grupos se desenvolveram bastante, e a ideia é que o pessoal dispute, fazendo o melhor para trabalhar em conjunto. E assim elaborar o melhor projeto possível, mostrando para a UNIVALE e para a sociedade que a gente está trabalhando, está aprendendo, e que a gente tem um potencial para quando a gente estiver no mercado”, disse Cauã.
O evento contou ainda com a participação da comunidade externa. A presidente do Coletivo Abayomi, Jacqueline Françoá, foi convidada para fazer parte da banca avaliadora, e participou com a expectativa de ver trabalhos que incentivassem a representatividade e a redução de desigualdades, uma vez que as propostas dos grupos deveriam seguir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), metas que a Organização das Nações Unidas (ONU) espera atingir até o ano 2030. “Os alunos vão apresentar os trabalhos, e nós esperamos nos ver representados nesses trabalhos. Acreditamos que é também uma oportunidade para os alunos trocarem conhecimentos e informações, além de observar a criatividade de cada grupo que vai apresentar seu trabalho. Estamos aqui para prestigiar”, afirmou Jacqueline.
Apresentações e a proposta vencedora do Comunicathon
O Comunicathon foi um evento bastante integrado e desafiador, misturando inovação, trabalho em equipe e resolução de problemas. Tudo isso para dar sensações reais do mercado de trabalho aos estudantes, e os melhores trabalhos foram premiados. Cada grupo teve cinco minutos para expor as propostas e convencer a banca avaliadora, composta por profissionais do mercado. Ao fim das apresentações, os jurados se reuniram para decidir.
O projeto vencedor trouxe a proposta de criar um jogo virtual para incentivar a visitação a pontos turísticos da cidade. A cada espaço visitado, o usuário acumula pontos, e os cinco usuários com maior pontuação seriam premiados. “A gente se dedicou muito a esse projeto, o grupo se engajou demais. Todo mundo trabalhou, todo mundo deu muita ideia. Ficamos noites sem dormir, ansiosos, mas deu tudo certo. A gente sabia que ia dar certo. A gente teve essa ideia meio que em um delírio à noite, e deu certo”, declarou a aluna Daniela Izalino, integrante do grupo vencedor.