Curso da instituição compareceu com docentes e estudantes, e elegeu delegadas para a Conferência Estadual
A UNIVALE foi uma das parceiras na realização da Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, ocorrida terça-feira (19) no Teatro Atiaia, e o curso de Enfermagem participou do evento com docentes e estudantes. Duas alunas da universidade foram eleitas delegadas para participar da etapa estadual, fase que antecede a Conferência Nacional, em novembro.
As discussões, com base no tema “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, têm por objetivo a formulação de propostas para aprimorar as condições de trabalho e vida no Sistema Único de Saúde (SUS), a formação dos futuros e atuais trabalhadores do sistema, e o atendimento à população. Durante a Conferência Municipal aconteceram palestras, mesa redonda e exercícios laborais.
Uma das professoras da UNIVALE presentes foi Sheila Furbino. Para ela, o evento contribui para a formação crítica e reflexiva dos profissionais de saúde, e a participação da UNIVALE fortalece a instituição como referência educacional inovadora, inserindo seus estudantes nos territórios de discussões e proposições de políticas públicas municipais.
“A Universidade Vale do Rio Doce não poderia se furtar de estar presente a este evento, porque nós somos uma instituição geradora de trabalhadores. O Sistema Único de Saúde é o maior empregador de múltiplos profissionais, principalmente da Enfermagem, presente aqui hoje com mais de 30 representantes do curso. Essa Conferência vai marcar a história de Governador Valadares na gestão do trabalho e educação em saúde”, afirmou Sheila, ao discursar durante a abertura do evento.
Além dela, representaram a UNIVALE a professora Maria Aparecida e alunos dos 5º, 7º e 9º períodos de Enfermagem, além da assessora de Gestão de Saúde, Daniela Geber. Ao final da Conferência, as alunas Keylla Neves da Costa e Nathália Beatriz Ferreira Monteiro foram eleitas delegadas, representando os usuários do SUS, para participar da etapa estadual, que será realizada em Belo Horizonte. A etapa municipal foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde e Prefeitura de Governador Valadares, com apoio também de outras instituições parceiras.