No capítulo em que trata a comunidade acadêmica, o regimento-geral define composição, funções, direitos e deveres de cada tipo de integrante da universidade
O Ciclo de Formação Regimental, capacitação em que os coordenadores de cursos de graduação da UNIVALE debatem o regimento-geral da instituição para alinhar interpretações e aplicação do documento, teve um novo encontro na segunda-feira (17), desta vez discutindo o papel dos diferentes tipos de integrantes da comunidade acadêmica: estudantes, corpo docente e Pessoal Técnico-Administrativo (PTAs).
As reuniões são quinzenais e a mais recente apresentação foi conduzida pela coordenadora do curso de Sistemas de Informação, Rossana Cristina Ribeiro, e pelo coordenador dos cursos de Comunicação (Design Gráfico, Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Elton Frederico Binda. Durante as dinâmicas do encontro, os professores presentes foram divididos em grupos para discutir casos envolvendo mediação para resoluções de possíveis situações de conflito entre membros da comunidade acadêmica, buscando solucioná-los com base no regimento.

“Esse é um dos capítulos mais importantes do regimento. A gente acabou de fazer o curso de gestão de conflitos, e a gente percebeu muita coisa dentro da universidade que é situação de conflitos em relacionamentos. E esse capítulo trata sobre isso, como cada participante da comunidade acadêmica lida cada um com os outros; professores, alunos e PTAs. A comunidade acadêmica é o coração da universidade, é o espaço que discentes, docentes e corpo técnico compartilham na construção do saber”, afirmou Elton.
Você pode se interessar por:
- Aula integrada de Pedagogia e Psicologia promove reflexão antirracista às vésperas do Dia da Consciência Negra
- Novembro Azul na UNIVALE alerta para manutenção na saúde física e emocional dos homens
- Cursos de Pedagogia da UNIVALE e da Universidad Siglo 21 realizam projeto internacional sobre Psicologia da Aprendizagem e novos cenários educativos
No capítulo em que trata a comunidade acadêmica, o regimento-geral define composição, funções, direitos e deveres de cada tipo de integrante da universidade. O documento abrange disposições gerais, princípios de convivência e valores institucionais, corpo docente, estrutura, atribuições, responsabilidades, representação do corpo discente, corpo técnico-administrativo, papel de apoio e integração institucional, além de outros tópicos.

“Fizemos essa análise, quando a gente faz a leitura do regimento fica muito claro quais são as responsabilidades de cada participante da comunidade acadêmica, o que cada um representa dentro da instituição. Ninguém está numa posição acima ou abaixo dos outros. Se não estiverem todos integrados e muito bem alinhados, a instituição não vai funcionar como precisa. Tudo isso está muito bem desenhado, então é um documento que nos auxilia. Em síntese, esse livro traduz o espírito de comunidade da UNIVALE, colocando a universidade como um espaço de colaboração, ética e participação”, observou Rossana.










