PortugueseSpanishEnglish
Marca da Univale azul em fundo branco
Menu
univale

Curso da UNIVALE destaca importância da análise do solo para aumentar a produtividade no campo

07 julho, 2026

O estande da UNIVALE na Expoagro 2026 recebeu, na segunda-feira (6), a primeira edição dos mini talks voltados ao agronegócio. Com o tema "Solo produtivo, lavoura forte: o básico que dá resultado", a engenheira agrônoma e professora da UNIVALE, Janaína Gomes, reuniu produtores rurais, estudantes de Agronomia, profissionais e visitantes da feira para discutir a importância do manejo correto do solo como ponto de partida para uma produção mais eficiente e sustentável.

univale

Durante o encontro, a professora explicou que conhecer as características do solo é o primeiro passo para garantir bons resultados na lavoura. Segundo ela, fatores físicos, químicos e biológicos influenciam diretamente a fertilidade e, consequentemente, a produtividade das culturas.

"O básico que realmente dá resultado é a análise de solo. É ela que permite conhecer as características da área e definir corretamente a quantidade de fertilizantes e corretivos que devem ser utilizados. Sem esse diagnóstico, as chances de erro são muito maiores", destacou Janaína.

A docente também reforçou que o solo deve ser visto como um patrimônio da propriedade rural, já que interfere diretamente nos custos da produção. Para ela, investir em um manejo adequado significa produzir mais, reduzir desperdícios e preservar os recursos naturais.

univale

"Quando a gente faz a análise de solo, consegue um resultado muito mais promissor. Além de evitar gastos desnecessários com fertilizantes, também reduz o risco de contaminação do solo e de prejuízos para a lavoura. É uma prática simples, mas que faz toda a diferença", explicou.

Outro ponto abordado foi a importância da vida presente no solo. Microrganismos, fungos, bactérias e outros organismos desempenham papel fundamental na decomposição da matéria orgânica, na ciclagem de nutrientes e na manutenção da qualidade do ambiente onde as plantas se desenvolvem.

A programação de mini talks continua até quinta-feira (9), com temas relacionados à sustentabilidade, inovação e ao futuro do agronegócio. A iniciativa reúne professores e especialistas dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Engenharia Civil e Ambiental, além de representantes do CREA.

De acordo com a gestora de Comunicação e Marketing da UNIVALE, Daniella Andrade, a proposta é transformar o estande da universidade em um espaço de aprendizado e troca de experiências durante a feira.

univale

"Quem ainda não participou pode aproveitar os próximos dias. Teremos palestras sobre produção sustentável, preservação ambiental, conforto animal, além de discussões sobre as profissões ligadas ao agronegócio. É uma oportunidade para produtores, estudantes e toda a comunidade conhecerem um pouco mais do trabalho desenvolvido pela UNIVALE e ampliar seus conhecimentos sobre o setor", afirmou.

Gostou? Compartilhe!

Assine nossa newsletter


Receba notícias sobre: vestibular, editais, oportunidades de bolsa, programas de extensão, eventos, e outras novidades da instituição.

"*" indica campos obrigatórios

Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
Nome*

Você também pode se interessar por:

Univale
qr-code e-mec
imagem e-mec
Consulte aqui o cadastro da instituição no Sistema e-MEC
Logo Selo ODS Educação - Ciclo 2025Selo Rede ODS Brasilselo de responsabilidade social das IES 2025 - 2026Selo Brave, concedido pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai),
UNIVALE
Cursos
Campus Armando Vieira

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 – Vila Bretas, CEP: 35030-260, Governador Valadares/MG
(33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho

Rua Israel Pinheiro, 2000 – Universitário, CEP: 35020-220, Governador Valadares/MG  
(33) 3279-5500Outros endereçosContatos
®Copyright 2000 – 2026 | Fundação Percival Farquhar (33) 3279-5500 / (33) 3279-5200 | CNPJ: 20.611.810/0001-91
magnifiercrossmenuchevron-down