Arte de comemoração dos 30 anos do curso de Direito da Univale, detalhando programação com aula magna, homenagem e baile

Aula magna de Direito celebrará 30 anos de curso na UNIVALE com palestra de ex-presidente do STF

11 setembro, 2023

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) entre 1990 e 2006, e presidente da Corte entre 1999 e 2001, Carlos Velloso será o palestrante da Aula Magna que celebrará os 30 anos do curso de Direito da UNIVALE. A palestra será às 19h do dia 18 deste mês (uma segunda-feira), no campus 2 da instituição. As comemorações pelas três décadas do curso continuarão no dia 19, às 18h30, com homenagem na Câmara Municipal, e no dia 23 (um sábado) haverá um baile no Paiol, a partir das 22h.

Carlos Velloso (Crédito da foto: Cristina Gallo/Agência Senado)
Ex-ministro Carlos Velloso

O coordenador do curso, professor André Rodrigues Santos, ressalta que toda a classe jurídica valadarense celebrará os 30 anos do Direito na UNIVALE. “Vamos receber em Valadares uma autoridade, que é o ex-ministro e que foi presidente do STF, o Carlos Velloso. Será um evento não só com os alunos e professores do curso de Direito, mas todo o Poder Judiciário vai estar presente a esse evento de grandeza, nossa Aula Magna, na abertura das comemorações. Na Câmara Municipal teremos uma homenagem aos egressos de sucesso, e foi até difícil selecionar, porque temos muitos. E no sábado teremos uma festa, celebrando o curso com arte e música. Vamos festejar e brindar, com interação e festa”, disse André.

Ao longo dessas três décadas, destaca o coordenador, o curso de Direito da UNIVALE sempre buscou a inovação e o dinamismo, formando profissionais de excelência na advocacia e em diversas outras carreiras jurídicas, como polícias e Ministério Público. “É muito bom ser professor do curso de Direito da UNIVALE, ser coordenador e sentir que o curso, ao longo desses 30 anos, tem se inovado. O curso tem uma história de sucesso. Na OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], a maioria dos presidentes foi aluno da UNIVALE. Muitos ex-alunos estão no Ministério Público, no Poder Judiciário e em delegacias. O ensino do Direito da UNIVALE é exitoso, uma vez que os frutos estão aí no mercado, espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Porque a gente tem alunos atuando em outros países na área do Direito”, frisou.

André Rodrigues Santos, coordenador do curso de Direito
Professor André Rodrigues Santos

Excelência no Direito com ensino, pesquisa e extensão

Assim como o sucesso profissional dos egressos mostra a excelência do ensino do Direito na UNIVALE, André Rodrigues aponta ainda a presença expressiva do curso na pesquisa científica e nas atividades de extensão, prestando serviços à comunidade.

“Temos alunos de primeiro período que publicam artigos científicos em revistas de sucesso. É um desafio muito grande e a gente tem isso dentro do curso. Estamos fazendo pesquisa, e na extensão nós temos um trabalho muito efetivo com a comunidade externa, em especial os hipossuficientes, os menos favorecidos. Nosso Escritório de Assistência Judiciária tem um trabalho com esse público carente, em diversas áreas. A gente oferece esse serviço, e o aluno tem contato com a teoria e a prática. Temos um ensino de qualidade, que leva à aprovação em provas e concursos. Na pesquisa, temos professores que participarão em congressos internacionais na Venezuela e na Argentina. São 30 anos em que nós não paramos no tempo, vislumbrando que nosso aluno seja protagonista. Porque o aluno, vivenciando isso tudo, ele sente esse pertencimento. O curso é dinâmico e inova, discutindo temáticas inovadoras”, acrescentou o coordenador.