Curso de Enfermagem da Univale apresenta projetos no maior congresso de extensão universitária do Brasil

17 março, 2021

O curso de Enfermagem da Univale representou a instituição no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), que é considerado o maior encontro de extensão universitária do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 8 e 11 de março de 2021, e foi promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em parceria com uma rede de instituições de ensino superior da região Sudeste do país. Em virtude do cenário de pandemia de Covid-19, o evento teve formato virtual.

O tema do 9º CBEU foi “Redes para promover e defender os direitos humanos” e a transmissão do evento ocorreu pelos canais do Youtube da UNIFAL, da Extensão UFMG e via Google Meet. A programação contou com redes de conversa, apresentações de trabalhos, mesas-redondas, exposições de produtos de extensão, palestras, convidados especiais, além de muitas atrações culturais.

A participação do curso de Enfermagem foi por meio das apresentações de trabalhos, decorrentes das experiências de três iniciativas diferentes de extensão:

• extensão curricular intercurso do 3º período do curso de Enfermagem e 6º dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda (realizado no 2º semestre de 2020);
  • projeto “Anjos da Alegria/Univale”;
  • projeto “Piloto de Curricularização da Extensão” (realizado em 2017 e 2018).

Todos os trabalhos foram submetidos por alunos do curso de Enfermagem com coautoria de alunos de outros cursos, envolvidos e orientados pela professora Flávia Rodrigues Pereira, com o apoio de outros docentes, também envolvidos nos projetos.

A professora Flávia Rodrigues comentou sobre o papel do congresso na formação dos alunos: “a importância da participação de acadêmicos em eventos como o 9º CBEU se dá pelas oportunidades de troca de experiências com outros cursos, outras instituições e outros projetos; além de comunicarem de forma científica os produtos decorrentes de suas experiências extensionistas que objetivam a aproximação do ensino com a comunidade”.