Durante a formação serão abordados temas como construção da cultura da paz, comunicação não violenta e teoria dos conflitos
O curso “Gestão de Conflitos: práticas dialógicas para convivências escolares” é uma iniciativa da UNIVALE e sua mantenedora, a Fundação Percival Farquhar (FPF), para desenvolver uma cultura organizacional baseada na construção de um ambiente de convivência e relações interpessoais ainda mais respeitoso e harmônico. Realizado em parceria com o Instituto e Câmara de Mediação Aplicada (IMA), o curso é destinado a docentes e gestores da universidade, e teve início na terça-feira (2).
“É uma grande satisfação iniciar essa jornada por um caminho que nos convida a transformar a forma como nos relacionamos, nos comunicamos e percebemos o mundo ao nosso redor. Aprendendo a falar e ouvir de maneira consciente e respeitosa, podemos criar um espaço de entendimento e colaboração. Esse curso é uma oportunidade valiosa para adquirirmos ferramentas que vão além das palavras, para que possamos lidar com desafios pessoais e profissionais de forma mais harmoniosa e mais ampla, promovendo diálogos que constroem pontes, e não barreiras”, afirmou o presidente da FPF, Rômulo César Leite Coelho, ao dar boas-vindas aos participantes do curso.

Também presente à abertura da capacitação, a reitora da UNIVALE, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, considera que refletir sobre gestão de conflitos é pensar em práticas para o cotidiano da universidade. “O que a gente espera é que este curso possa iniciar um processo que vai realmente impactar toda a instituição, que a gente possa efetivamente nos transformar em pontes entre as pessoas. O diálogo, a escuta ativa e a harmonia nas relações, tudo isso só será possível se nós também fizermos esse movimento. Todos nós somos responsáveis por fazer a diferença dentro desta instituição. Nosso objetivo é transformar diferenças em caminhos para a convivência e para a construção de relações mais respeitosas e mais humanas”, avaliou Lissandra.
Você pode se interessar por:
- Escolas de GV participam de conversa sobre pesquisa que aproxima meninas do universo científico
- Edital UNIVALE Nº 083/2025 — Processo Seletivo de Estudantes Extensionistas para o Ambulatório de Lesões Dermatológicas
- Resultado — Edital UNIVALE Nº 079/2025 - Processo Seletivo de Estudantes Voluntários para o Projeto de Software House SI
A aula inaugural foi ministrada por Bernardo Nogueira e Juliana Caroline de Souza Marinho, ambos com experiência em mediação de conflitos. Bernardo também é docente na UNIVALE, onde leciona no curso de Direito e no mestrado em Gestão Integrada do Território (GIT). “Nosso objetivo é entregar o maior número de ferramentas para que, na hora em que os conflitos chegam, vocês tenham capacidade e linguagem para tratar essas questões. Porque sempre o conflito é um conflito de linguagem. Lidar com conflito requer maleabilidade”, explicou o professor, aos participantes do curso.
Durante a formação serão abordados temas como construção da cultura da paz, comunicação não violenta e teoria do conflito, entre outros. “Vai haver conflito. É um processo socialmente construído. O que a UNIVALE está fazendo é entender que é possível culturalmente transformar a forma como nos relacionamos. Porque não dá para acabar com os conflitos. Mas é possível cuidar de como vamos responder aos conflitos, e é isso que estamos fazendo”, acrescentou Bernardo.

