Estudantes e docentes de cursos de saúde visitando Ascanavi para ação de combate às arboviroses

Estudantes da UNIVALE realizam ação de combate a arboviroses na Ascanavi

05 abril, 2024

Os cursos do Núcleo da Saúde da UNIVALE fizeram nesta quinta-feira (4) uma ação de combate e prevenção contra a dengue, Zika e Chikungunya, as arboviroses causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti. Estudantes e docentes fizeram uma visita ao galpão da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Natureza Viva (Ascanavi), levando informações para evitar a proliferação do mosquito.

“É importante que a gente faça esse movimento não só com as pessoas que estão aqui, fazendo um bem para a sociedade, com a coleta e trabalho com os resíduos, mas [que se faça isso] também com toda a população. Porque o que a gente vê aqui, no entorno da Associação, são muitos resíduos e muito lixo, que não deveriam estar aqui. Isso expõe essas pessoas a riscos a outras doenças, inclusive, mas também às arboviroses. Porque acumula lixo e acumula água, e é um ambiente propício para a postura dos ovos”, explicou a professora Mônica Valadares, do curso de Enfermagem.

Resíduos e água parada em um chão de terra, formando o ambiente propício para a reprodução do mosquito causador de arbovirores

Estudante do mesmo curso, a aluna Kamille Vitória Alves ressalta que a população precisa saber como reduzir as chances de que o mosquito se reproduza, também com orientações quanto aos sintomas e tratamento das arboviroses. “A gente veio falar aqui de conscientização e prevenção, da segurança que as pessoas precisam ter em relação ao mosquito Aedes aegypti, em relação ao mosquito fêmea nesse momento de endemia, com muitos casos. É muito importante as pessoas conhecerem os sintomas, para procurar ajuda”, disse.

Ao receber as informações, a catadora Valéria Pereira garante que já sabe o que fazer, caso o Aedes aegypti apareça. “Vou matar ela, mais de dez vezes. Eu vou matar, porque isso não é uma mosquita. Isso é um demônio”, ela brinca, aos risos.

Veja também o vídeo que a UNIVALE TV fez sobre a ação contra arboviroses dos cursos de saúde na Ascanavi